A exposição “Luiz Gonzaga: 110 anos do Nascimento” chega ao RioMar Fortaleza a partir desta quinta-feira (19), reunindo, aproximadamente, 100 itens inéditos do acervo pessoal e da coleção de Paulo Vanderley, pesquisador sobre a vida e a obra do artista. A estrutura de 300 m² estará na Praça de Eventos 1, com visitação gratuita, até o dia 13 de outubro. A exposição interativa conta com diversos setores e recursos que apresentam conteúdos sobre o rei do baião.
“A exposição é uma imersão no próprio livro, que aborda a vida e obra de Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, homenageando os 110 anos de seu nascimento, comemorado em 13 de dezembro de 2022. São sete ilhas contendo material impresso e telas touch, em que os visitantes podem acessar um grande conteúdo de informações sobre Gonzaga, incluindo QRcodes que levam para entrevistas de artistas contando seus ‘causos’ com o homenageado”, explica Paulo Vanderley.
O público terá acesso aos artigos originais e inéditos da carreira e vida pessoal do artista. Entre os itens, estão fotos originais do acervo pessoal de Luiz Gonzaga, a caixa do box “50 Anos de Chão”, autografada pelo artista em fevereiro de 1988, uma entrevista manuscrita para uma revista de Luxemburgo, nos anos 1970, o documento original do carro de Gonzaga (modelo Furglaine, da Ford), e o cartão de crédito original do Banco do Brasil.
Serão expostos registros jornalísticos sobre o artista, com exemplares de revistas dos anos 1950, como a Revista do Rádio, Radiolândia, O Cruzeiro, entre outras. A mostra ainda apresenta áudios e vídeos com entrevistas do próprio Rei do Baião e outros artistas. Os visitantes também encontrarão 44 LPs de carreira, de 1958 a 1989, e 1 disco de 78 RPM, de 1947, contendo a faixa do clássico “Asa Branca”.
A exposição é inspirada na obra “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”, de Paulo Vanderley, que é resultado de 33 anos dedicados à pesquisa da música e ao artista nordestino. Contando com mais de 500 páginas, o livro é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Luiz Gonzaga, através da transcrição de trechos garimpados de mais de 100 entrevistas de rádio, TV, apresentações e, ainda, de bate-papos informais que foram gravados. O projeto gráfico do livro é do cearense Mestre Espedito Seleiro.
SERVIÇO:
Exposição “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”
Data: 19 de setembro até 13 de outubro
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 13h às 21h Local: Praça de Eventos, Piso L1, RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza)
Atração gratuita.