Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Exposição da agricultura familiar movimenta economia na Região Norte do Ceará

Atividades técnicas voltadas para o aprimoramento e o desenvolvimento dos produtores locais também foram inseridas na pauta da exposição
Durante quatro dias, os agricultores comercializaram o que produziram. Foto: Divulgação

Compartilhar:

A I Exposição da Agricultura Familiar de Meruoca, na Região Norte do Estado, foi encerrada neste domingo (18). O evento, que teve início na última quinta-feira (15), contou com a participação de mais de 40 agricultores e produtores da região. Eduarda Mendes, secretária dos recursos Hídricos e Agropecuária, estima que a feira rendeu mais de R$ 40 mil aos expositores.

“Eventos como este são fundamentais para as pessoas e os produtores. É uma troca que só traz benefícios para a economia do município. Os produtos são de excelente qualidade”, destacou Eduarda Mendes.

Atividades técnicas voltadas para o aprimoramento e o desenvolvimento dos produtores locais também foram inseridas na pauta da exposição. Palestras e workshops reuniram especialistas do setor e pequenos produtores. A vitivinicultura, que abrange desde o cultivo das uvas à produção de vinho, assim como as técnicas de produção artesanal de hidromeis e melomeis foram temas das oficinas de capacitação.

“Eles produzem tudo de forma 100% artesanal, do jeito que o cearense gosta. Fico responsável pela comercialização dos produtos”, explica José Augusto, neto de produtores rurais, que comercializou pé-de-moleque e doces caseiros na exposição.

O jovem ressaltou que a agricultura familiar é tradição no Interior e fortalece a economia local. A I Exposição da Agricultura Familiar de Meruoca foi promovida pelo Instituto Future e patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Governo do Ceará.

[ Mais notícias ]