Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Pinacoteca recebe a maior exposição sobre Chico da Silva já realizada

Segundo o Governo do Estado, a mostra, que será a maior já feita pelo pintor, terá início às 17h do próximo sábado, 15
Foto: Reprodução/Secult

Compartilhar:

A Pinacoteca do Ceará abre, neste sábado, 15, a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, a partir das 17h. A Pinacoteca, inaugurada em dezembro de 2022, é um museu que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (Rece) da Secretaria da Cultural do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. Segundo o Governo do Estado, a mostra, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, será a maior já realizada sobre o pintor.

Na abertura, o filme no formato cinematográfico super-8 da apresentação “Homens Trabalhando”, doada pelo artista Hélio Rôla, e digitalizada e tratada pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), será exibida. Com acesso gratuito, o evento vai ter trilha sonora ao vivo com dueto formado pelos instrumentistas Freitas Filho e David Simplício.

A mostra ficou em cartaz em São Paulo de 4 de março a 28 de maio deste ano, e recebeu 88.881 visitantes. No Ceará, a exposição tem curadoria de Thierry Freitas e de Flávia Muluc. A mostra com trabalhos das décadas de 1970 e 1980 assinadas por Chico da Silva, contará com 148 obras de acervos como o do Governo do Ceará, do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio).

Foto: Divulgação/Pinacoteca do Ceará

Assim como na mostra de São Paulo, a exposição na Capital cearense também vai destacar a Escola do Pirambu como outra importante criação do artista, trazendo, ainda, trabalhos realizados pelos integrantes do movimento.

CHICO DA SILVA

Chico da Silva é um dos maiores nomes das artes visuais do Brasil. Nascido no Acre, chega ao Ceará ainda na infância, onde se desenvolve artisticamente. Das pinturas com carvão e cacos de telha nos muros da Praia Formosa, até a composição do ateliê coletivo com jovens da comunidade em que vivia, o Pirambu, o imaginário fantástico do pintor que criava seres míticos da fauna e da flora é a marca de sua obra. O artista morou no bairro até falecer, em 1985.

Por volta de 1963, Da Silva incorpora novos elementos, figuras, tamanhos e formatos em suas obras, que crescem em dimensão e passam a ter a colaboração direta de artistas como Babá (Sebastião Lima da Silva); Chica da Silva (Francisca Silva), sua filha; Claudionor (José Claudionor Nogueira); Ivan (Ivan José de Assis); e Garcia (José dos Santos Gomes), único integrante ainda vivo.

O filme “Homens Trabalhando” é o registro da obra-performance de mesmo nome, produzida pelo Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, formado por Gilberto Brito, Hélio Rôla e David Silberstein. O trabalho foi registrado em fotografia e em filme super-8 por Marcus Vale e João Vale. A película original passou por higienização, recuperação de cores e digitalização em 2k pelo MIS-CE para a exposição na Pinacoteca do Ceará. 

Foto: Reprodução/Secult
Foto: Reprodução/Secult

PARA CRIANÇAS

No domingo, 16, a Pinacoteca realiza mais uma edição do “Ateliê Criança Cria”, que acontece em duas sessões. Pela manhã, das 10h às 11h, e pela tarde, 15h às 16h. O programa Criança Cria busca proporcionar um espaço em que a criança e seus familiares tenham um momento de fruição e de experiências sensoriais com a arte. Neste domingo, a proposta é aprender a técnica da gravura usando carimbos inspirados nas obras do artista Chico da Silva.

[ Mais notícias ]