Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Exposição “Caminhos do Café no Ceará” será inaugurada no Museu da Indústria

O Museu da Indústria fica localizado na rua Dr. João Moreira, 143, no Centro de Fortaleza
Exposição "Caminhos do Café". Foto: Laura Figueiredo

Compartilhar:

O Museu da Indústria inaugura, nesta quarta-feira (9), a exposição “Caminhos do Café no Ceará”, que promove uma viagem pela origem, expansão e inovação da bebida. O foco é assegurar a importância cultural, social e econômica do produto para o Ceará. O equipamento é gerido pelo SESI Ceará e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Os visitantes poderão conhecer o espaço de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. O Museu da Indústria fica localizado na rua Dr. João Moreira, 143, no Centro de Fortaleza. 

Além da “Caminhos do Café no Ceará”, o museu oferece para visitação a exposição “Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará”, bem como oficinas e outras programações. Já a exposição “Carnaúba” pode ser visitada virtualmente, através do site do equipamento. 

EXPOSIÇÃO

A exposição, realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café no Estado do Ceará (Sindicafé), com patrocínio do Grupo 3corações através da Lei Rouanet, trará a jornada histórica do café, desde sua chegada ao Brasil e ao Ceará há mais de 200 anos. Além da história, o Museu trará a relevância econômica que a bebida trouxe às terras cearenses durante o século XIX e o novo momento da cultura cafeeira no Estado, que traz a retomada do plantio do café de sombra, bem como práticas ecológicas e sustentáveis em seu cultivo na região serrana.

Carlos Sabadia, atual gestor do Museu da Indústria, destaca que os visitantes terão um momento rico de aprendizado e reflexão, regado a um bom café.  

“A exposição é como uma boa mesa rodeada de amigos, café quentinho feito na hora e uma boa conversa. Convidamos todos a tomar um café conosco e conhecer mais sobre a história da indústria no Ceará”, ressaltou o gestor do Museu. 

[ Mais notícias ]