A Expocrato 2024 tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 150 milhões na economia caririense neste ano e de gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. O valor será impulsionado pela movimentação na festa, feira, comércio varejista, restaurantes, rede hoteleira, com quase 100% de ocupação; e o setor de transporte e mobilidade, em todos os dias de programação. O evento começa neste sábado (13) e vai até o próximo dia 21.
O novo formato da Expocrato segue a tendência de grandes eventos do Brasil, como as festas de São João de Caruaru, Petrolina e Campina Grande; e as de Réveillon de Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro, democratizando o acesso ao lazer e destinando a maior parte do evento para a entrada gratuita do público. Na Expocrato 2024, cerca de 90% do público terá acesso livre. A medida promete aumentar também a movimentação na feira.
O evento traz, ainda, um formato inclusivo, com intérprete de libras, área reservada a pessoas com deficiência (PCDs), banheiros PNE, entre outras ações. Nos dias que antecedem a exposição, os comerciantes já atendem à demanda crescente, com aumento significativo de vendas. A área de shows e a feira agropecuária atraem visitantes e expositores de todo o Brasil, promovendo parcerias e negócios que criam um impacto positivo na economia.
OCUPAÇÃO
A rede hoteleira do Cariri cearense, que já está quase toda lotada, se beneficia diretamente do aumento de visitantes durante a Expocrato. Hotéis, pousadas e imóveis para locação temporária registram alta procura, gerando emprego e renda para a região.
A festa impacta, ainda, na expectativa de receber um bom número de turistas ao longo das férias. A Secretaria do Turismo (Setur) afirmou, nesta sexta-feira (12), que o Cariri pode receber mais de 100 mil turistas de outros estados durante a alta estação, além de 450 mil visitantes na região. Considerando todo o Crajubar (Crato Juazeiro e Barbalha), a ocupação já ultrapassa os 80% nos hotéis.
Entre os principais mercados emissores, os estados do Nordeste se destacam, como Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Na região Sudeste, São Paulo lidera o ranking.
“Além de contar com excelentes equipamentos, a Região do Cariri é impactada positivamente com grandes eventos. A Setur tem observado uma boa procura pelos municípios do Crajubar, em especial pelo Crato, onde ocorre a Expocrato. Esse evento tem atrações nacionais e vai atrair um bom público não só do estado, que também podemos considerá-los turistas, mas de outros estados da região Nordeste e Sudeste”, avaliou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.