De acordo com o titular da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Lucio Gomes, a expansão da segurança do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza terá investimento de R$ 40 milhões. A verba é destinada para o aumento da sinalização e da confiabilidade do sistema na Capital, afirmou o gestor.
“Nós queremos melhorar não só a segurança, como também o intervalo de tempo entre os trens, pensando sempre no conforto das pessoas.” A declaração foi feita na manhã desta última quinta-feira, 29, durante a inauguração da Estação Expedicionários do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da linha Parangaba-Mucuripe.
Situada entre as paradas do Montese e do Vila União, a linha transporta, em média, 250 mil pessoas por mês. Além disso, foi concluído um investimento de R$ 210 milhões para automatizar a comunicação e aumentar a sinalização da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), que, assim como o VLT, compõe a malha ferroviária de Fortaleza, acrescentou Lucio Gomes.
Ainda conforme o secretário, a intenção do Governo do Estado é, além de aumentar a segurança da linha, expandir a dinamicidade do transporte ferroviário na Capital. A ideia é ligar o Ramal a Parangaba e ao Mucuripe, aproximando o Aeroporto de Fortaleza da linha ferroviária da Cidade.
“Nossa intenção é colocar Fortaleza dentro de um seleto grupo de cidades brasileiras que possuem uma integração total entre o Aeroporto e o sistema ferroviário. O propósito do Governo Estadual é estimular o turismo e também facilitar a vida das pessoas, gerando empregos por meio de um transporte confiável e seguro”, disse.
“INCLUSÃO SOCIAL”
Igor Ponte, diretor-presidente do Metrofor, afirma que a inauguração da estação e os investimentos feitos na malha ferroviária de Fortaleza são mais um passo em direção a uma melhor inclusão social na Capital. “Nós sabemos que as pessoas que pegam esse transporte precisam, às vezes, fazer um trajeto de três horas para chegar ao trabalho. Nossa intenção é diminuir esse percurso para 20 minutos, facilitando a vida da população. Além disso, fortalecer um transporte que, economicamente, é mais viável, também é fundamental para uma maior inclusão social dessas pessoas.”
A governadora Izolda Cela, que também esteve presente na ocasião, falou sobre a inauguração da estação, que será a 11° da linha Parangaba-Mucuripe e fará parte da integração entre o sistema ferroviário e o aeroporto. “Esta estação é mais um reforço para a linha metroviária de Fortaleza, que se desenvolve cada vez mais e gera mais qualidade de vida para as pessoas.”
No evento, também foi realizada a homologação do concurso do Metrofor, que, segundo Izolda Cela, levará mais estabilidade para quem trabalha no sistema ferroviário de Fortaleza e fortalecerá o capital humano que compõe o sistema.