Voltar ao topo

22 de abril de 2025

Exame/Ideia: diferença entre Lula (44%) e Bolsonaro (33%) diminui no 1º turno

O aumento se encontra no limite da margem de erro da pesquisa - três pontos percentuais para mais ou para menos.
Foto: Alan Santos e Ricardo Stuckert/Divulgação

Compartilhar:

A distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu de 11 para 8 pontos percentuais, segundo pesquisa eleitoral Ideia contrada pela revista Exame e divulgada nesta quinta-feira, 25. Quando estimulados, 44% dos eleitores disseram votar em Lula, enquanto Jair Bolsonaro ficou com 36% das intenções de voto. Há um mês, Lula tinha os mesmos 44% e Bolsonaro, 33%.

O aumento se encontra no limite da margem de erro da pesquisa – três pontos percentuais para mais ou para menos.

No levantamento, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, e Simone Tebet (MDB) com 4%. Os demais candidatos fizeram 1% ou não pontuam. Brancos e Nulos somam 2%. Já aqueles eleitores que dizem ainda não saber em que vão votar são 3%. Na pesquisa, foram ouvidas, por telefone, 1.500 pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02405/2022.

Diferença

Na série histórica da pesquisa em específico, a maior distância entre o ex e o atual presidente para o primeiro turno foi registrada em janeiro deste ano – 17 pontos de distância. Lula conseguiu crescer neste período, de 41% em janeiro, para os 44% em levantamento divulgado nesta quinta-feira. Já Bolsonaro, que tenta a reeleição, cresceu, mas em um salto maior, saindo de 24%, em janeiro, para 36 – uma diferença de 12 pontos percentuais.

[ Mais notícias ]