Voltar ao topo

29 de novembro de 2023

Rádio opinião

Ex-Fortaleza, Dorival Jr. assume time do Ceará

Compartilhar:

Missão de Dorival será tornar time do Ceará uma equipe mais equilibrada e com mais eficiência na parte ofensiva, situação que gerou muitas críticas ao antigo treinador, Tiago Nunes

David Mota
david.mota@opiniaoce.com.br

Acertos ocorreram no último domingo, 27 (Foto: Marcos Riboli/Divulgação)

O Ceará acertou a contratação do treinador Dorival Júnior para comandar a equipe nas competições restantes do ano de 2022. O acerto se deu após reunião remota, no último domingo, 27, entre a diretoria do Vovô e o treinador, deixando apenas detalhes para serem consumados após a chegada do técnico na capital cearense.

O objetivo do Ceará é que Dorival inicie o trabalho o quanto antes visando ao próximo compromisso já marcado para a próxima terça-feira, 5, onde o Vovô vai enfrentar o Independiente/ARG, na Arena Castelão – o confronto marca a estreia das duas equipes na Copa Sulamericana deste ano.

A motivação da diretoria Alvinegra para contratar Dorival Júnior foi a mudança de perfil que o clube está buscando em relação aos últimos treinadores. A missão de Dorival será tornar o time do Ceará uma equipe mais equilibrada e com mais eficiência na parte ofensiva, situação que gerou muitas críticas ao antigo treinador Tiago Nunes e resultou nas eliminações do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste.

Para melhorar os números do ataque, que finalizou 109 vezes nas últimas cinco partidas, ainda no comando do antigo treinador – e converteu apenas oito gols, Dorival Jr. vai contar com o reforço de Matheus Peixoto, contratado pelo Vovô para assumir a titularidade da equipe mas ainda não teve a oportunidade de estrear com a camisa alvinegra.

O NOVO TREINADOR
Dorival Júnior tem 59 anos e ex-jogador de futebol. Como treinador, Dorival tem um currículo bastante vasto, com passagens por Flamengo, Vasco, Fluminense, São Paulo, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético/MG, Internacional, Athletico/PR, entre outros.

O treinador coleciona títulos de torneios importantes, como o da Copa do Brasil, onde foi campeão com o Santos, em 2010, comandando Neymar, Robinho e Ganso. No ano seguinte, Dorival venceu a Recopa Sulamericana, comandando o Internacional. Além de títulos estaduais como o Paulista, Gaúcho, Paranaense, Pernambucano e Catarinense.

O último trabalho do treinador aconteceu há cerca de dois anos, ainda em 2020, quando comandou o Athletico/PR, Dorival comandou a equipe em 18 partidas e foi demitido após quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, porém, o treinador só esteve à beira do campo em uma dessas quatro derrotas, já que estava afastado nas outras três por contrair covid-19.

Dorival Júnior e o Ceará já cruzaram os caminhos um do outro algumas vezes no mundo do futebol, mas talvez o fato mais marcante tenha acontecido em 2005, quando o treinador era o comandante do Fortaleza, maior rival do Vovô, e foi demitido da equipe tricolor após o empate em 2 a 2 no Clássico Rei, válido pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Cearense, onde Maurílio empatou o jogo aos 50 minutos do 2º tempo e causou a demissão do então comandante do Fortaleza.

[ Mais notícias ]