O ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ) morreu nesta terça-feira, 9, no Rio de Janeiro-RJ, aos 37 anos. O ex-parlamentar deixa seu marido, o jornalista Glen Greenwald, e mais três filhos. Miranda completaria 38 anos nesta quarta-feira, 10. As informações são do G1. No dia 6 de agosto de 2022, David Miranda foi internado para tratar de uma infecção gastrointestinal, com um quadro de septicemia, um conjunto de sucessivas infecções graves no organismo.
Glenn Greenwald, marido de David Miranda, publicou uma série de tweets falando sobre o seu cônjuge e sobre a luta que ele teve de enfrentar nos últimos meses. “Seu falecimento nesta manhã vem depois de uma luta de 9 meses no CTI. David passou em paz, cercado de nossos filhos, familiares e amigos”, disse o jornalista.
“A vida de David foi extraordinária em todos aspectos. Sua mãe faleceu quando ele tinha 5 anos, deixando-o órfão na Jacarezinho. Uma vizinha linda, Dona Eliane, acolheu David e, apesar da pobreza e de já ter 4 filhos, se tornou a Mãe de David e lhe deu uma chance de vida”, disse.
Ainda segundo o relato, quando David chegou ao hospital, no último dia 6 de agosto, os médicos disseram que havia poucas “chances de [o ex-deputado] sobreviver naquela semana”. “Ouvi o mesmo 3 vezes desde então. Sendo David, recusou. Os últimos 4 meses deram à nossa família os mais belos momentos juntos”, escreveu Glenn.
É com enorme tristeza e pesar que eu anuncio o falecimento do meu marido @davidmirandario. Ele faria 38 anos de idade amanhã.
Seu falecimento nesta manhã vem depois de uma luta de 9 meses no CTI. David passou em paz, cercado de nossos filhos, familiares e amigos. pic.twitter.com/AANamJvxIj
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) May 9, 2023
Políticos também prestaram seus sentimentos. O presidente Lula (PT) postou em seu Twitter que David Miranda era um “jovem de trajetória extraordinária“, e que partiu cedo demais.
Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais.
— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023
De acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), o Brasil perdeu um “dedicado deputado”.
O Rio e o Brasil perdem um dedicado deputado. Que Deus possa confortar o coração de seus amigos e familiares. https://t.co/ehBa96ebRU
— Eduardo Paes (@eduardopaes) May 9, 2023
Além destes, outras personalidades da política do Brasil também deixaram suas lamentações e os sentimentos à Glenn Greenwald e sua família. Os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), o pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Erika Hilton (PSOL-SP) e Guilherme Boulos (SP) publicaram nas redes. O presidente do PDT e a presidente do PT, Carlos Lupi e Gleisi Hoffmann, respectivamente, também publicaram em suas redes.
QUEM FOI DAVID MIRANDA
David Miranda nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de maio de 1985. Primeiro vereador gay da história da Câmara do Rio, o ex-parlmentar lutava arduamente pelos direitos LGBTQIA+ no país. Além desta temática, Miranda era defensor, também, da juventude e da periferia. Ele assumiu como deputado federal em 2019, quando Jean Wyllys decidiu não assumir o seu mandato, devido a ameaças de morte.