A União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), instituição que reúne deputados estaduais das 27 Unidades Federativas (UFs) do país, vem para o Ceará para a realização da 26ª conferência que ocorre anualmente no território brasileiro. Organizada juntamente à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e com apoio do Governo do Estado, o encontro vai ser no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 8 e 10 de novembro.
O tema “As Prerrogativas do Parlamento Estadual” será o foco da conferência. No início de outubro, o presidente da Alece, o deputado Evandro Leitão (sem partido), ressaltou que a ocasião será uma grande oportunidade para divulgar o novo modelo de governança adotado pela Casa. “Uma chance ímpar de mostrarmos a deputados e deputadas das outras 26 Unidades da Federação tudo de positivo que estamos implementando nessa gestão mais humanizada e acessível da Alece“.
O presidente da Unale, o deputado estadual pernambucano Diogo Moraes (PSB) realizou visita ao Ceará em julho, para o anúncio da chegada da conferência ao Estado. Na ocasião, ele foi recebido por Evandro e pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT), secretário cearense da Unale. Como explicou Evandro, à época, a decisão foi tomada após um diálogo produtivo, apontando que o objetivo do debate é o “fortalecimento das Casas Legislativas brasileiras em defesa das políticas que beneficiem o povo”.
Segundo Sério Aguiar, além da presença de deputados e deputadas dos 26 Estados e Distrito Federal, o evento deverá ainda contar com a presença de ministros como Camilo Santana (PT), da Educação; Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente; e Luciana Santos (PCdoB), da Ciência e Tecnologia; e o senador Cid Gomes (PDT).