Detran-CE e Hemoce, por exemplo, terão ações no Centro. Emissão de documentos, vacinação e doação de sangue podem ser realizadas. Programação começa às 8 horas
Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

O Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) estará presente no evento Ceará de Oportunidades, promovido pelo Governo do Ceará em parceria com vários órgãos, que acontece na próxima segunda-feira, 2, das 8 às 15 horas, na Praça do Ferreira, no Centro.
Durante a ação, o órgão promoverá um plantão tira-dúvidas para usuários que buscam mais informações sobre serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro de Veículos, além de esclarecimentos sobre o Novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Será possível, ainda, realizar agendamentos para serviços como renovação de CNH e vistoria veicular, para qualquer unidade do Detran na Capital, Região Metropolitana e Interior. Para isso, o usuário deve apresentar a CNH ou RG e documento do veículo, caso necessário.
O Detran-CE fará, também, durante o evento, uma palestra educativa com o tema Educação e Segurança do Trânsito, direcionada para taxistas, motoristas de aplicativo e motofretistas, além da presença de uma Unidade Móvel do órgão, que permitirá a exposição de uma maquete interativa, voltada para o público infantil, com o apoio de educadores de trânsito, os quais irão interagir com o público.
O evento terá também sala de vacinação para imunização dos trabalhadores e a unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce) vai estar no local para receber os doadores de sangue e realizar o cadastro de doação de medula óssea. Ambas as estruturas funcionarão das 9 às 15 horas.
A sala de imunização contará com quatro equipes de vacinadores em ambiente climatizado, montado para a ocasião, aplicando doses de proteção contra doenças como hepatite B, dT (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela. Para receber os imunizantes, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e, opcionalmente, portar o cartão de vacina.
O ônibus adaptado para receber os voluntários têm capacidade para atender até cerca de 60 pessoas por dia. O espaço conta com duas cadeiras de coleta, sala de triagem e cantina. A equipe é composta por recepcionista, médico, enfermeira, técnico de enfermagem e zeladoria. Os candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do Hemoce.