O evento de instalação da comissão provisório que encerra a disputa interna no comando do PDT Ceará, somado à entrega de uma megaestrutura para trabalhadores no Vicente Pizón e inauguração de um ponto de atendimento do INSS na Câmara Municipal de Fortaleza – a Prefeitura também assinou parceria com o Instituto para realizar atendimento móvel na Capital -, foram o pano de fundo para um fortalecimento do nome do atual prefeito, José Sarto (PDT), na disputa pela Prefeitura em 2024. Todos os eventos aconteceram nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, reunindo aliados, lideranças do partido e apoiadores.
O ministro Carlos Lupi, que cumpriu série de agendas na capital cearense durante esta sexta-feira, aproveitou a oportunidade para reforçar a candidatura de Sarto. “É a certeza da vitória”, definiu. “Sou daqueles que acredita que ele pode ganhar no primeiro turno. Ele está crescendo e demonstrando investimentos bem feitos. O Sarto, para mim, é o orgulho do PDT e tem tudo para ganhar [as Eleições]”, disse o ministro, em evento logo pela manhã.
O nome do atual prefeito chegou a ser questionado por, até então, membros do PDT, principalmente ligados ao senador Cid Gomes. O grupo está de saída da sigla e deve migrar em bloco para o PSB, aliado ao Governo do Estado. Em oposição a Sarto, um grupo de pedetistas, incluindo o próprio Cid, chegou a colocar em xeque o nome no atual prefeito em favor de Roberto Cláudio, aliado do grupo do gestor municipal. Carlos Lupi descartou, em mais de uma oportunidade durante esta sexta, a hipótese. “Nunca ninguém teve dúvida [do nome de Sarto]. Com as entregas que ele está fazendo, pode ganhar até no primeiro turno, não se surpreendam”, pontuou Lupi.
De olho na reeleição, Sarto tem acelerado as entregas e se sustenta em um megapacote de investimentos orçado em R$ 2,2 bilhões para este ano. O prefeito reitera, constantemente, que a maior parte das obras estão na periferia de Fortaleza.
Nesta sexta, a gestão municipal entregou a primeira etapa dos Boxes do Empreendedor, localizados no bairro Vicente Pinzón. Nesta fase, foram entregues 78 boxes padronizados, 12 banheiros, sendo seis com acessibilidade, além de intervenções no entorno das unidades. “Esse projeto faz parte de uma grande intervenção na comunidade, estamos construindo o Cuca, um Centro de Educação Infantil, uma escola para mais de mil alunos, areninha, e os 140 boxes, dos quais todos os permissionários estão recebendo capacitação realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Aqui na região, nós estamos investindo R$ 90 milhões. É uma demonstração de que nós somos voltados para a periferia, o compromisso da nossa gestão é com a periferia”, afirmou o prefeito.
CENÁRIO
No início do ano, levantamento na Capital realizado pela Pesquisa Atlas Intel mostrou Sarto liderando as intenções de voto da população junto ao presidente do União Brasil Ceará, Capitão Wagner. Os dois aparecem nas cabeças em dois possíveis cenários. No primeiro, com a candidatura petista sendo do presidente do Legislativo cearense, Evandro Leitão, Wagner aparece com 28,6% e Sarto com 25,6%. No outro cenário, com a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sendo o nome do PT, o pedetista aparece com 26%, enquanto Capitão com 25,2%. Com a margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão empatados.