O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), ainda despista sobre seu futuro político para as eleições de 2024, mas considera a possibilidade de deixar o PDT para concorrer ao pleito eleitoral do próximo ano. Leitão tem a simpatia das principais lideranças partidárias na Casa e já recebeu convite para se filiar a outras siglas. O presidente do Legislativo cearense também é um dos principais nomes cotados para disputar a Prefeitura de Fortaleza, mas não tem espaço no seu próprio partido, que deve lançar a reeleição do prefeito José Sarto (PDT).
Questionado pelo OPINIÃO CE sobre se seu destino seria, de fato, o PT, Evandro desconversa: “Fico extremamente honrado com essas manifestações de colegas daqui da Assembleia, de todos os partidos que estão tendo um respeito, um carinho, uma consideração conosco. Mas, a gente está conversando, tanto lideranças como liderados, sobre essa questão”, afirmou.
Anteriormente, Evandro havia rechaçado a possibilidade de deixar seu atual partido, mas acontecimentos recentes parecem ter desgastado a relação. No fim de julho, o presidente da Casa não gostou de atos envolvendo correligionários após imbróglio entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado, e disparou: “Concorri à reeleição sem um centavo do Fundo, já seria motivo para deixar o PDT”, disse Evandro. Ao mesmo tempo, o presidente segue participando de agendas ao lado do governador Elmano de Freitas (PT) e de figuras ligadas ao Executivo estadual, sendo citado pelo próprio Elmano como um dos nomes para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024.
“Me sinto muito honrado de ser lembrado pelo governador. Acho que o Partido dos Trabalhadores tem grandes quadros, tem grandes líderes que, sem sombra de dúvidas, terá condição de também está manifestando o desejo de uma candidatura, assim como outros partidos, o PDT, o partido que eu faço parte, tem grandes quadros. Estamos avaliando todas as as possibilidades ou de permanecer no PDT ou de…, enfim, estamos avaliando todas essas situações e ouvindo a todos para tomar uma decisão”.
PT DE PORTAS ABERTAS
Presidente municipal no PT de Fortaleza, o deputado Guilherme Sampaio (PT) destaca a “excelente relação” do presidente Evandro Leitão com o Partido dos Trabalhadores, ressaltando que ele “cumpre um papel político muito importante no Governo”. Cauteloso, Sampaio destaca, no entanto, que as definições devem ocorrer somente no próximo ano. O partido defende uma candidatura própria para as eleições de 2024 na Capital. Entre os nomes cotados estão o do próprio Guilherme, da ex-prefeita Luizanne Lins e da deputada estadual Larissa Gaspar, que tem sido uma voz feminina importante na Alece.
“Já não é de hoje que o Evandro é próximo [do PT] e inclusive recebeu o convite. É muito bem-vindo ao Partido dos Trabalhadores, se ele entender que este é o futuro político dele”, disse Guilherme. “Ele deve considerar os compromissos que nós assumimos quando militamos num partido com a característica do PT. O PT é um partido de militância, de base social, um partido democrático em que todo mundo tem os mesmos direitos, os direitos de se colocar”, aponta, destacando que somente em 2024 que serão “discutidos” as definições de nomes. “Discutiremos os nomes entre os filiados”, ponderou.