O prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou, na manhã desta quarta-feira (5), que serão implementados dois espaços Girassóis até o final de 2025. As unidades serão instaladas no Centro, onde fica a Cidade da Criança, e na Regional II, que abrange os bairros Aldeota, Cais do Porto, De Lourdes, Dionísio Torres, Joaquim Távora, Meireles, Mucuripe, Papicu, São João do Tauape, Varjota e Vicente Pinzón.. Conforme Evandro, o Espaço Girassol, que é uma das promessas de campanha do prefeito, deverá ser construído em todas as regionais de Fortaleza, contando com pelo menos uma unidade do equipamento em cada região.
“Nos comprometemos a implantar um Espaço Girassol em cada Regional de Fortaleza para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou Síndrome de Down. Vamos começar com dois ainda este ano: um no Centro, na Cidade da Criança, e outro na Regional 2, onde já estamos em busca de um local adequado”, informou o prefeito Evandro.
Sendo promessa de campanha do prefeito Evandro, o Espaço Girassol busca acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Síndrome de Down. Os equipamentos a serem instalados funcionarão como ponto de apoio, proporcionando atendimento multidisciplinar e multiprofissional para crianças, jovens e adultos atípicos e suas famílias. A iniciativa tem inspiração no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que foi implementado quando Evandro foi presidente da Casa.
Criado em 2021, o Ciadi se destaca pelo atendimento humanizado e integrado, tendo em vista a inclusão, reabilitação e desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras de crianças e adolescentes acompanhados. Os serviços do Ciadi é garantido por profissionais de diversas áreas, como Serviço Social, Enfermagem, Psiquiatria, Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física e Musicoterapia.