Menu

Evandro nomeia Riane Azevedo como nova secretária da Saúde

Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, publicou, no seu Instagram, um anúncio com o novo nome que irá comandar a Secretaria de Saúde da capital.

“Informo aos fortalezenses mudança no comando da pasta da Saúde. Assume como nova secretária a Dra. Riane Azevedo, atual superintendente do IJF, em substituição à Socorro Martins, que deixa o cargo a pedido”, afirmou o prefeito no post.

Evandro também agradeceu aos serviços prestados pela Dra. Socorro Martins, que havia assumido o cargo no início de sua gestão na prefeitura. Ela chegou para enfrentar um cenário de crise nos insumos, medicamentos e na assistência à saúde da população. E, agora, deixa a gestão por pedido.

Confira a publicação: 

 

A recém-nomeada, Dra. Riane Azevedo, é médica formada pela UFC e especialista em Anestesiologia pela USP; tem MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito; especialização em Gestão de Emergências do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês; e pós-graduação em Dor no Hospital Albert Einstein. Foi presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas do Ceará, diretora da Unimed Fortaleza e superintendente do IJF entre 2017 e 2022, onde exercia a função de gestão até então.

Riane Azevedo foi a primeira mulher a assumir a superintendência do IJF, exercendo a função entre 2017 e 2022, durante os mandatos dos ex-prefeitos Roberto Cláudio (PDT) e José Sarto (PDT). Em 2025, ela retornou ao cargo no início da atual administração da capital.

Quando retornou, no início deste ano, Riane destacou, em suas redes sociais, o compromisso com a saúde e a parceria com a prefeitura, também diante de uma crise no hospital, com alto endividamento, para exercer um trabalho eficiente.

“É com imenso prazer e uma profunda consciência da responsabilidade que assumo a gestão deste grande hospital, o IJF. Foi aqui que iniciei minha carreira, primeiro como estudante de medicina e, posteriormente, como médica concursada. Por 30 anos, dediquei-me à prática da medicina com comprometimento, amor, empatia, respeito aos pacientes, aos colegas, servidores e colaboradores. Tenho plena convicção de que um novo e grande desafio se apresenta, mas, com o apoio da Prefeitura, do Estado, das Secretarias de Saúde do município — SMS — e do Estado — SESA —, além de todos os servidores, colaboradores, minha família e amigos, assumo essa missão de vida com coragem, determinação e fé”, declarou a Dra. em uma publicação.

A troca na gestão da saúde acontece em um momento alvo de críticas da população, principalmente devido à falta de medicamentos nos postos de saúde.