Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Evandro nega que vice necessariamente fique entre PSB e PSD: “fica entre o arco de alianças”

O pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PT ainda não tem a definição de quem será sua vice, que será uma mulher; até o momento, Enfermeira Ana Paula e Luisa Cela pelo PSB e Cláudia Brilhante e Gabriella Aguiar pelo PSD têm surgido como as principais postulantes
Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão. Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

O pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), negou que sua vice será escolhida necessariamente entre nomes do PSB e o PSD. Segundo o postulante ao Palácio do Bispo, ao OPINIÃO CE, a vice, que será uma mulher, virá do arco de alianças que possui nove partidos. Apesar da afirmação do petista, até o momento, os principais nomes que têm surgido para a vice dele têm vindo das duas siglas: a vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula, e a ex-secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, pelo lado socialista; e a assessora institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Cláudia Brilhante, e a deputada estadual Gabriella Aguiar pelo lado social democrático.

“Nós temos um prazo até a convenção, a data da convenção final é até o dia 5 de agosto. Então daqui para lá estamos conversando, dialogando e ouvindo os partidos. Nós temos um arco de aliança que fazem parte nove partidos políticos, e por isso temos que ter muita tranquilidade para tomar a decisão no momento oportuno”, disse.

A Justiça Eleitoral permite, a partir do dia 20 de julho, que os partidos realizem suas convenções partidárias, para definir quem serão seus candidatos à Prefeitura, Vice-Prefeitura e aos mandatos de vereador das cidades. Ainda não há definição para a data da convenção a ser realizada pelo PT. Como explicou o postulante petista, que afirmou ainda que a imprensa estaria “mais ansiosa” que os próprios filiados, a data limite é o dia 5 de agosto.

O arco de alianças do PT ao nível estadual engloba mais de dez partidos. O presidente do Legislativo Estadual fala em nove, pois a nível municipal na Capital, a federação Psol-Rede já lançou a sua pré-candidatura, do produtor cultural Técio Nunes (Psol). Das siglas que devem seguir com Evandro, estão: PT, PCdoB e PV – da Federação Brasil da Esperança -, PSD, PSB, MDB, Podemos, Republicanos e PP. O PSD, apesar de ser um dos partidos que mais tem se movimentado para tentar conseguir a vice na chapa, tem ainda a possibilidade de lançar uma candidatura própria, uma vez que o deputado federal Célio Studart tem aparecido nas pesquisas. Ao OPINIÃO CE, aliás, ele defendeu, inclusive, que o partido lance o seu nome para o pleito.

Leia mais | Luisa Cela e Ana Paula destacam motivos que fazem do PSB “a melhor escolha para vice de Evandro”

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 será realizado no dia 6 de outubro. Ainda na pré-campanha, os partidos deverão lançar oficialmente suas candidaturas, com o registro dos nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral, até o dia 15 de agosto. No dia seguinte, 16, é iniciado o período das propagandas eleitorais, até as 22h do dia 5 de outubro, na véspera do pleito. No caso de Fortaleza, por possuir mais de 200 mil eleitores, há a possibilidade de segundo turno – caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos -, a ser realizado no dia 27 de outubro.

VICE MULHER

Evandro afirmou ainda, na ocasião, querer que sua vice seja mulher. “A mulher tem uma participação importante, e não apenas como figurante”, ressaltou. Leitão destacou ainda que a postulante à vice-prefeitura deverá ser alguém que vai poder “emprestar sua capacidade de trabalho e capacidade de inteligência para o projeto”.

“Eu vejo que temos ótimos quadros dos mais diversos partidos. Não estou querendo adiantar absolutamente nada, mas o fato é que vamos com muita calma e muita tranquilidade estudar aquela mulher que apresente uma melhor condição de agregar não para o Evandro, mas para o projeto político que seja o melhor para Fortaleza”, completou.

[ Mais notícias ]