Voltar ao topo

7 de dezembro de 2023

Rádio opinião

Evandro Leitão vem acumulando trunfos para 2024

O ranking foi elaborado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil
Foto: Junior Pio/Alece

Compartilhar:

O segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), referente a 2023, concluiu que a Assembleia Legislativa do Ceará é a quinta instituição legislativa estadual mais transparente do País. O ranking foi elaborado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Caso o presidente da Alece, Evandro Leitão, vá mesmo para o ringue eleitoral em 2024, o dado pode ser pra lá de valioso. Afinal, conseguir bons resultados de transparência administrativa numa instituição que reúne 46 parlamentares, o que expõe ampla e nem sempre tratável diversidade política e gerencial, é um feito e tanto.

Mais ainda: acenar com elementos assim para um eleitorado cada vez mais atento e fiscalizador é uma vantagem competitiva expressiva. Evandro está até circulando em cenários políticos distintos, já desvencilhado dos compromissos com o neurastênico PDT. A recepção que vem recebendo, como ocorreu em eventos do MDB e do PCdoB, pode ser um indicador e, mais do que isso, um estímulo para quem é cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza.

PINGA NI MIM

Produtores de cachaça de alambique de Viçosa do Ceará não se deixam embriagar por elogios e estão chegando às grandes redes de supermercados de Fortaleza. A proposta é disputar palmo a palmo o mercado com fabricantes de maior porte. A articulação, profissional, tem apoio do Sebrae-CE, e é da Associação Amigos Produtores de Cachaça Superior de Viçosa do Ceará, entidade que congrega as 10 marcas mais conhecidas da cidade.

A DO SANTO

O Ceará é o terceiro maior produtor de cachaça do País, segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça. Mais: Viçosa do Ceará é a cidade que mais concentra alambiques e cachaçarias em relação ao total registrado no Estado. Em resumo, há experiências, conhecimentos, suporte qualificado e muito empenho de crescer. Um brinde, então.

CAPITAL DO EQUADOR

A sabedoria popular ensina que “santo de casa não obra milagre”, certo? Pois é: sem querer brigar com a lição, o prefeito do Aracati, Bismarck Maia (Podemos) nomeou como secretário da Casa Civil um vereador de outra cidade. Você certo. Chama-se “Kito do Fortim” o novo integrante de estafe da Bismarck – alguém que, pelo nome, sabe-se logo que não faz política no Aracati.

NUNCA MUDOU

Kito do Fortim, ou Marcos Cavalcante de Souza, conforme está na certidão de nascimento, terá uma tarefa importante, segundo o próprio prefeito: “Dar uma ajuda sobretudo na parte política”. Assim, Bismarck Maia vai ampliando o raio de influência que tem no Litoral Leste. Mesmo que seja com apoio externo. A propósito, Kito nem cearense é – nasceu em Natal (RN).

APENAS RAPAZES E MOÇAS LATINO-AMERICANOS

Silvero Pereira, Tony Garrido e Geraldo Azevedo são os nomes de expressão nacional que integram a programação do 11º Acampamento Latino-Americano da Juventude de Icapuí, que será realizado no próximo fim de semana em (claro!) Icapuí. O evento tem como tema versos do imortal Belchior: “Tudo Muda e Com Toda Razão”. Todas as atividades são gratuitas ao público.

NÚMEROS

E começa hoje, seguindo até sexta, a 20ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – o evento reunirá um pessoal sem o qual qualquer prefeito passa mal. Estão escalados 18 palestrantes, incluindo o exótico Sami Dana, comentarista de economia da rádio Jovem Pan, vinculado ao bolsonarismo.

NOS QUATRO CANTOS

A Coluna do Roberto Maciel é publicada no jornal Opinião e no portal InvestNE sempre às terças, quintas e sábados – você pode conferir em www.opiniaoce.com.br ou www.portalinvestne.com.br. Os textos também são disponibilizados no site https://bit.ly/3q4AETZ.

[ Mais notícias ]