Voltar ao topo

18 de abril de 2025

Evandro Leitão quer discutir os problemas de Fortaleza e priorizar soluções

Compartilhar:

Acompanhei durante a semana as declarações dos pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. Confesso que senti um vazio. São falas soltas sobre violência, nada mais.

Também ficou evidente que a gritaria sobre facções é um discurso batido, impregnado na pauta e discursos eloquentes de quem utiliza energias para colocar um debate quente que envolve a cidade de Fortaleza, principalmente seu tecido mais frágil, a população da periferia.

Em uma entrevista, após sessão da Assembleia Legislativa, acompanhei de perto uma fala do pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, onde fez questão de enfatizar que a violência provocada por facções é sim um problema grave, mas que a capital cearense tem outras tensões e citou transporte, espaços para trânsito, mobilidade, ligação entre bairros e outras intervenções que a cidade necessita com urgência na sua visão.

O pré-candidato Evandro Leitão também citou a necessidade urgente de discutir sobre saúde, educação e segurança com municípios vizinhos tendo Fortaleza como protagonista. A capital é uma metrópole e não pode mais ser vista como uma cidade isolada do mundo, pontuou o executivo que comanda o poder legislativo.

A capital cearense precisa de equipamentos importantes para se desenvolver. Bairros são isolados. O ex-governador Cid Gomes tentou integrar a parte mais isolada de Fortaleza com uma ponte estaiada que passaria pelo Cocó e beneficiaria outros 15 bairros. Ambientalistas protestaram. O projeto está pronto, nas gavetas do Abolição. Seria uma boa discussão.

Izolda escolhe Leônidas Cristino para coordenar sua campanha em Sobral
O deputado Leônidas Cristino foi convidado por Izolda Cela para coordenar sua campanha à prefeita de Sobral. Leônidas aceitou o desafio. “Às vésperas do aniversário de Sobral, a especial presença do Ivo, competente e dedicado prefeito, e do Leônidas Cristino, a quem eu quero expressar minha gratidão por aceitar meu convite para estar conosco na coordenação geral da campanha eleitoral. Muito importante contar com sua competência, experiência e dedicação à causa pública. Vamos em frente”, escreveu Izolda agradecendo ao ex-prefeito Leônidas Cristino.

Jade Romero já atinge metas
Impressiona a energia e o envolvimento da vice-governadora Jade Romero com a causa da mulher. Jade, que ocupa a Secretaria da Mulher, já colocou mais de 100 prefeituras no programa “Ceará por Elas”, uma iniciativa que soma bons resultados. A violência e os feminicídios estão reduzindo. É uma tarefa difícil em um estado onde a cultura machista está impregnada nas pessoas. Sua grande missão é convencer a população de que a mulher conquistou espaços importantes e ocupa metade do mercado de trabalho, se tornou cabeça da família na maioria das casas e está mais a vontade para escolher companheiros, abandonando os que praticam a violência doméstica.

André Fernandes quer ser o candidato único do campo da direita
André Fernandes busca espaços e tenta se consolidar como o candidato do bolsonarismo, da extrema-direita. Tenta também buscar o voto conservador, que é maioria em Fortaleza. André Fernandes já sentiu que não cabem três candidaturas da direita na disputa pela prefeitura da capital. A discussão entre os três pré-candidatos precisa acontecer e André Fernandes utiliza um argumento forte: “essa é a minha vez, outros tiveram oportunidades”. André Fernandes é filiado ao PL, preside o partido em Fortaleza, e tem o apoio declarado do ex-presidente Bolsonaro.

Denúncia grave da Faec
Segundo o presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Amílcar Silveira, o Estado tem 14 perímetros irrigados, mas apenas quatro funcionam e ainda de forma precária. Ainda segundo o presidente da Faec, 40 mil hectares de perímetros irrigados estão parados, sem produzir nada. “Poderíamos dobrar o PIB do Ceará e empregar um trabalhador por hectare”, disse Amílcar, que procurou o governador Elmano de Freitas, que foi sensível e está dialogando com Brasília para resolver o problema. Os perímetros irrigados são administrados pelo DNOCS.

PSB fora da chapa de Fortaleza
O PSD, presidido em Fortaleza pelo deputado Luiz Gastão, é efetivamente a maior legenda da capital que compõem a base aliada de Elmano. O partido tem oito vereadores e duas dezenas de suplentes. O partido é comandado no Ceará pelo ex-deputado Domingos Filho.

[ Mais notícias ]