Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Evandro Leitão é reconduzido à Presidência da Casa; veja composição da Mesa Diretora

A montagem do quadro passou pela reeleição de Leitão e de acordos de campanha que estão sendo revelados através das nomeações do governo Elmano de Freitas (PT)
Foto: Júnior Pio/Alece

Compartilhar:

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) foi reconduzido à Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará para o próximo biênio (2023-2024) em sessão na manhã desta quarta-feira, 1º. Em votação com chapa única, a composição recebeu os 46 votos dos parlamentares recém-empossados. Esta foi a primeira vez em que a votação foi realizada de forma aberta. Em seu discurso de recondução, Evandro falou sobre os desafios de seu primeiro mandato como presidente, principalmente por conta da pandemia de covid-19.

“Já no começo de minha gestão, abate sobre o mundo a pandemia do coronavírus, vitimando quase 700 mil brasileiros, incontáveis irmãos cearenses, aumentando a pobreza e a desigualdade, drama que poderia ter sido minorado não fosse a gestão criminosa da pandemia por parte do governo federal e sua reiterada negação da ciência”, disse.

O parlamentar também elogiou a postura dos parlamentares durante o período com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia. “Para manter em funcionamento pleno o poder legislativo diante do caos que se instalava. A despeito das limitações próprias do período pandêmico, das rigorosas restrições sanitárias, esta Casa, este Plenário transmudados em arena virtual, continuaram a ser, sem perder nada de sua vitalidade, a caixa de ressonância de anseios do povo desta terra”, afirmou.

Veja a Mesa Diretora eleita:

  • Presidência: Evandro Leitão (PDT)
  • 1ª Vice-Presidência: Fernando Santana (PT)
  • 2ª Vice-Presidência: Osmar Baquit (PDT)
  • 1ª Secretaria: Danniel Oliveira (MDB)
  • 2ª Secretaria: Juliana Lucena (PT)
  • 3ª Secretaria: João Jaima (Progressistas)
  • 4ª Secretaria: Oscar Rodrigues (União Brasil)
  • 1ª Suplência: David Durand (Republicanos)
  • 2ª Suplência: Emília Pessoa (PSDB)
  • 3ª Suplência: Luana Ribeiro (Cidadania)

Segundo o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, a montagem do quadro passou pela reeleição de Leitão e de acordos de campanha que estão sendo revelados através das nomeações do governo Elmano de Freitas (PT). A 1ª secretaria, por exemplo, ficou com Danniel Oliveira (MDB). Nas eleições, a sigla cedeu o horário de rádio e TV na Propaganda Eleitoral.

Articulações

Com 13 deputados, o PDT figura com a maior bancada da Casa. Guilherme Landim, líder do partido na Assembleia, negocia para assumir a Comissão de Constituição e Justiça ou de Saúde. O partido quer ainda a presidência de uma terceira comissão e outras posições de destaque sobre direitos da mulher. A liderança do Governo na Casa ficará com o deputado Romeu Aldigueri (PDT), conforme apurou o OPINIÃO CE.

[ Mais notícias ]