Faltando menos de 10 dias para o ex-deputado Eudoro Santana assumir a presidência estadual do PSB no Ceará, o pai do ministro e, hoje, principal liderança do PT no Estado, Camilo Santana, está se movendo na escuridão, sem holofotes. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), e Eudoro conversaram em reunião reservada, durante três horas, nesta semana. Os cenários políticos entraram na pauta. A ida de Eudoro para o PSB fortalece a aliança do partido com a base governista de Elmano de Freitas. Também há expectativa de que o PSB receba novos filiados.
Evandro Leitão não esconde que seu líder é o ministro da Educação, Camilo Santana, e que tem no governador Elmano de Freitas (PT), além de outra liderança, uma amizade. A conversa sobre o futuro político esteve na pauta. Segundo os deputados que confirmaram o encontro, a reunião faz parte de um esforço do senador Cid Gomes, atual presidente estadual do PDT. Cid conversa com partidos da base aliada – ou que já foram – para fortalecer candidaturas para Prefeitura de Fortaleza e de municípios estratégicos do Interior do Estado. Nesta semana, Cid se encontrou com líderes de siglas como PT, Progressistas e PSD.
PRESIDÊNCIA DO PSB
Eudoro Santana assume a presidência do PSB no próximo dia 26, às 9 horas, em evento na Assembleia Legislativa do Ceará. Cerca de 2.500 pessoas são aguardadas para o evento. A ida de Eudoro para o partido ocorreu de forma amigável e conversada, acordada com a direção nacional. Estarão na mesa, ao lado de Eudoro, seu filho, Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas, a senadora Augusta Brito (PT), o presidente estadual do PDT, senador Cid Gomes, e o presidente da Casa, Evandro Leitão. Os prefeitos Cirilo Pimenta (Quixeramobim), do PDT; e Júnior Castro (Chorozinho), presidente da Aprece, também devem compor a mesa. As informações são do colunista Roberto Moreira.
Eudoro tem larga trajetória política no currículo e assume a presidência estadual do PSB em momento importante, onde as principais figuras políticas do Estado se movimentam já de olho nas eleições municipais do próximo ano.