Voltar ao topo

22 de março de 2025

Evandro Leitão critica projeto de lei que propõe retirada de zona de interesse ambiental no Parque do Cocó

Segundo o presidente da Alece, propor a retirada de 11 hectares do Parque do Cocó de uma área de proteção ambiental é expor a população e um patrimônio natural ao atraso
Evandro Leitão (PT) considera criminosas propostas que suprimem áreas de preservação e proteção ambiental. Foto: Junior Pio - Alece

Compartilhar:

Após tomar conhecimento do projeto de lei (PL) sobre a proposta que propõe a retirada de mais de 11 hectares da Zona de Interesse Ambiental (ZIA) no Parque do Cocó, trecho localizado no bairro Manuel Dias Branco, o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores (PT) considerou a proposta absurda e usou as redes sociais para mostrar indignação. A proposta tramita na Comissão Especial do Plano Diretor (CEPD) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Um verdadeiro absurdo, nesses tempos em que o aquecimento global causa estragos por todo o mundo. Aqui, o meu compromisso: nenhuma área de preservação [ambiental] a menos em Fortaleza. Ao contrário. Vamos coletivamente lutar pela ampliação desses espaços verdes em nossa cidade“, disse o parlamentar.

O vereador Luciano Girão (PDT) encaminhou o projeto de autoria dele à CEPD com a justificativa de que o dinamismo urbano intenso da região se intensificou e alterou as características originais da área.

“Tais características se perderam, dando lugar a um adensamento urbano provocado pela instalação efetiva de moradias, comércio e serviços. Desta forma está plenamente justificada a mudança de classificação proposta, tendo em vista a necessidade de padronização urbanística, uma vez que a classificação atual encontra-se em conflito com a situação fática, impedindo um uso mais eficaz do solo”, justifica o vereador pedetista.

A proposta de Luciano Girão tramita na CMFor poucos dias depois de dois PLs terem sido aprovados no parlamento municipal. Ambos têm objetivo e suprimir área de recuperação e proteção ambiental. Os autores dos projetos de lei são do atual deputado estadual Antônio Henrique (quando era vereador) e do vereador Adail Júnior.

“Fortaleza não pode ir na contramão da preservação ambiental. Diante de tantas tragédias climáticas noticiadas diariamente, propor a retirada de 11 hectares do Parque do Cocó de uma área de proteção ambiental é expor nossa população e um dos nossos patrimônios naturais ao atraso. Queremos ampliar a proteção das nossas áreas verdes e fazer da nossa cidade um exemplo de sustentabilidade aliada ao desenvolvimento. É possível”, postou Evandro Leitão nas redes sociais.

 

[ Mais notícias ]