Voltar ao topo

16 de janeiro de 2025

Evandro inicia neste sábado (13), no Álvaro Weyne, rodas de conversa com a população

O objetivo, conforme o pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, é construir um Programa de Governo participativo, em que a população seja ouvida
Evandro em reunião com população de bairros da Regional 1 - mesma do Álvaro Weyne -, no último mês de junho. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

O pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), inicia neste sábado (13), às 15h, uma série de rodas de conversa com a população fortalezense. O objetivo do encontro, conforme o presidente do Legislativo cearense, é escutar e dialogar sobre as prioridades do seu Programa de Governo para uma possível vitória nas eleições deste ano. Evandro diz querer transformar a Capital em “uma cidade mais justa, igualitária e sustentável”. Neste ponto, ele afirma ser “absurdo” o maior PIB do Nordeste ser a “terceira capital mais desigual” da Região, fazendo referência ao Mapa da Desigualdade das Capitais Brasileiras, lançado em maio.

A primeira agenda será no bairro Álvaro Weyne, na Casa do Cantador – Rua Coelho da Fonseca, 195 -, voltada para todos os bairros da Regional 1. Além desse, outros 12 encontros serão realizados. Os próximos 11 terão como foco as demais Regionais da cidade. Já o último, em uma reunião geral, vai sintetizar todos os encontros. Conforme o postulante ao Palácio do Bispo, um prefeito não deve tomar o que ele chama de “decisões de gabinete”, sem a participação popular.

“A população precisa ser escutada, pois é quem melhor entende as necessidades de cada área da cidade. Juntos vamos construir um Programa de Governo inclusivo, respeitando as diferenças e priorizando investimentos para as áreas menos privilegiadas”, disse.

Leia mais | Gleisi destaca importância de Fortaleza para o PT e participação de Luizianne no pleito

ELEIÇÕES 2024

Nesta sexta-feira (12), a presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffman, participa de ato político junto a Evandro no Oásis Atlântico Hotel. O momento, denominado “Fortaleza quer Mudança”, deve tratar sobre questões em torno da campanha. Antes do evento, será concedida entrevista coletiva à imprensa, na sede do PT Ceará. Em relação à pré-candidatura de Leitão, dois pontos estão na pauta dos últimos dias para a chapa: sobre a definição da vice e da data da convenção.

Em relação à candidatura para vice, Evandro já destacou querer que seja uma mulher e que deverá ser alguém que vai poder “emprestar sua capacidade de trabalho e capacidade de inteligência para o projeto”.

Mesmo com Evandro frisando que qualquer dos nove partidos do arco de aliança em torno de seu nome pode apresentar uma vice, os bastidores apresentam o PSB e o PSD como principais siglas na disputa. Pelo lado socialista, aparecem a vereadora de Fortaleza, Enfermeira Ana Paula, e a ex-secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela; e pelo lado social democrático, a assessora institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Cláudia Brilhante – ligada ao deputado federal Luiz Gastão –, além da deputada estadual Gabriella Aguiar, filha do presidente estadual do PSD, Domingos Filho.

CONVENÇÃO

A Justiça Eleitoral permite aos partidos que realizem suas convenções entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Na ocasião, deverão ser discutidas as candidaturas da legenda para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Após isso, o registro dos nomes dos candidatos deve ser feito até o dia 15 de agosto, com o início do período das propagandas eleitorais se iniciando no dia seguinte, 16, e se estendendo até as 22h do dia 5 de outubro, na véspera do pleito. Dentre os partidos que vão disputar as Eleições Municipais em Fortaleza, apenas o Novo já marcou a data da sua convenção, para o dia 3 de agosto.

Para o pleito deste ano, Evandro deve disputar o cargo máximo do Executivo com outros cinco nomes. Além do prefeito José Sarto (PDT), que deve tentar a reeleição, aparecem três outros pré-candidatos do campo da direita e um da esquerda. No primeiro, estão o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), o deputado federal André Fernandes (PL) e o senador Eduardo Girão (Novo). Já no campo esquerdista, está o produtor cultural e presidente do Psol Fortaleza, Técio Nunes.

[ Mais notícias ]