Evandro Leitão (PT) será empossado nesta quarta-feira (1º de janeiro) como prefeito de Fortaleza para os próximos quatro anos. A posse ocorre na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), onde também serão empossados os 43 vereadores eleitos e a vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD). Ainda no mesmo dia, será realizada a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo municipal, ocasião em que concorrerá uma chapa única, encabeçada pelo vereador Léo Couto (PSB), que será o novo presidente da Casa. A solenidade tem início às 16h.
O evento vai ser iniciado com a posse dos vereadores. Para a Legislatura de 2025-2028, enquanto 27 vereadores foram reeleitos, seguindo seus trabalhos parlamentares, foram eleitos 16 que não se encontravam no parlamento. A lista de novos parlamentares conta com Bella Carmelo (PL), Marcel Colares (PDT), Erich Douglas (PSD), Apollo Vicz (PSD), Jânio Henrique (PDT), Aglaylson (PT), Chiquinho dos Carneiros (PRD), Carla do Acilon (DC), Mari Lacerda (PT), Professor Aguiar Toba (PRD), Luiz Paupina (Agir) e Irmão Leo (PP). Bá (PSB), Benigno Júnior (Republicanos), Soldado Noelio (União Brasil) e Marcos Paulo (PP) voltam à CMFor, onde já haviam exercido mandato, como titulares ou suplentes.
Após a posse dos vereadores, será dado início à eleição da Mesa Diretora que comandará a CMFor no biênio 2025-2026. O grupo apoiado por Evandro tentou convencer o PL de participar da chapa, sob a justificativa de criar uma “mesa eclética”, mas o partido não aceitou compor junto aos governistas. A expectativa é de que a chapa seja eleita sem dificuldade, já que, até o momento, apenas o PL – com 5 vereadores – se posicionou de forma mais direta contra a Mesa. Como definido nesta segunda-feira (30), a chapa que concorrerá tem a seguinte composição:
- Presidência: Léo Couto (PSB);
- 1ª Vice-Presidência: Adail Jr (PDT);
- 2ª Vice-Presidência: Luciano Girão (PDT);
- 3ª Vice-Presidência: Marcos Paulo (PP);
- 1ª Secretaria: Carla Ibiapina (DC);
- 2ª Secretaria: Ana Aracapé (Avante);
- 3ª Secretaria: Professor Aguiar Toba (PRD);
- 1ª Suplência: Ronaldo Martins (Republicanos);
- 2ª Suplência: Pedro Matos (Avante);
- 3ª Suplência: Professora Adriana Almeida (PT).
Com a Mesa Diretora eleita, Evandro Leitão e Gabriella Aguiar serão empossados para os seus cargos já pelos novos integrantes da chefia do Legislativo.
POSSE DOS SECRETÁRIOS
Finalizado o evento na Câmara, o prefeito e a vice-prefeita eleitos se dirigem ao Paço Municipal, sede da Prefeitura, onde vai ocorrer a posse dos futuros secretários da cidade. A solenidade está marcada para às 19h, quando assumirão os titulares das pastas que auxiliarão Evandro à frente do Executivo.
Dos nomes já anunciados, três são de vereadores eleitos pela população para a nova Legislatura: Eudes Bringel (PSD), que assume a chefia do gabinete do petista; Júlio Brizzi (PT), que retorna à Secretaria da Juventude (Sejuv), cargo que já ocupou durante o Governo Roberto Cláudio (PDT); e Apollo Vicz, que assume a Secretaria Municipal da Proteção Animal, pasta criada por Evandro para a sua gestão. Além dos nomes que deixam o Legislativo Municipal, Erich Douglas vai assumir a Secretaria Estadual da Proteção Animal (Sepa); e, como divulgou o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, Márcio Martins (União Brasil) deve ficar à frente da Secretaria Executiva Regional (SER) 3. Devem assumir, no lugar deles, os seguintes vereadores:
- Tony Brito (PSD);
- Dr. Vicente (PT);
- Estrela Barros (PSD);
- Danilo Lopes (PSD);
- Renê Pessoa (União Brasil).
Como já informou Evandro, a sua primeira ação como prefeito será convencer os vereadores a marcarem uma sessão extraordinária para revogar a Taxa do Lixo. Os trabalhos parlamentares tem início, conforme aponta o Regimento Interno, apenas no dia 1º de fevereiro, mas é possível marcar uma sessão extra antes da data. Este é o intuito do prefeito eleito.