Menu

Evandro firma parceria com Toyota Mobility Fundation focada em inovações para o transporte público

O desafio também conta com a presença do World Resources Institute Brasil (WRI Brasil) e e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Foto: Beatriz Boblitz

O prefeito Evandro Leitão (PT) firmou uma parceria com a Toyota Mobility Foundation (TMF) e com o World Resources Institute Brasil (WRI Brasil) para a construção de um desafio de inovação voltado à mobilidade urbana da cidade. O objetivo é desenvolver soluções que tornem o transporte público mais eficiente, acessível e sustentável, beneficiando especialmente a população mais vulnerável.

A ação foi formalizada nesta quarta-feira (19), no Paço Municipal, com a presença de representantes da TMF, do WRI Brasil e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), articuladora do projeto. Na solenidade, o prefeito destacou a importância da iniciativa para reduzir desigualdades e oferecer mais oportunidades à população.

“A grande missão da nossa gestão é promover uma vida justa para a população mais pobre e reduzir as desigualdades sociais, sempre buscando por soluções inovadoras e de baixo impacto ambiental. Essa parceria com a Toyota Mobility Foundation é uma rica oportunidade para unir forças e ampliar as opções de transporte dos moradores de Fortaleza, garantindo mais confiabilidade, eficiência e acessibilidade”, afirmou Evandro.

O presidente da Citinova, Odilon Aguiar, ressaltou que a inovação e a tecnologia são essenciais para transformar a mobilidade urbana e reduzir desigualdades. “Essa parceria com a TMF chega num momento muito especial e vamos nos empenhar para tornar o nosso transporte coletivo um case de sucesso em mobilidade urbana para os nossos moradores e para toda a América Latina”, pontuou.

Já William Chernicoff, gerente sênior de Pesquisa Global e Inovação da Toyota Mobility Foundation, enfatizou o potencial do desafio para servir de modelo para outras cidades da América do Sul. “A mobilidade, em todas as suas formas, é fundamental para ajudar as pessoas a maximizar seu potencial e alcançar seus sonhos. O tempo, o custo e o acesso ao transporte afetam as oportunidades econômicas e as famílias”, complementou.

No período da tarde, as equipes visitaram o bairro Siqueira, onde será iniciado o projeto. A escolha da região considerou informações como o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os desafios que ela impõe aos moradores para o uso do transporte público. O percurso também incluiu ruas do Conjunto Ceará.

IMPACTO SOCIAL

Desde 2014, a cidade registra redução no uso do transporte público, com a migração de passageiros para serviços de transporte por aplicativo e outros modais alternativos, conforme levantamento da Etufor. Essa mudança impacta diretamente a população de baixa renda, elevando custos e aumentando o congestionamento nas vias.

Frente ao cenário, a Citinova participou, em 2024, de um concurso promovido pela TMF e WRI Brasil. Fortaleza se destacou ficando entre as 10 cidades com as melhores propostas entre mais de 200 submissões, de 46 países. Entre as cidades selecionadas, Fortaleza foi a única brasileira. Após receber capacitação, a Capital foi contemplada com um aporte de US$ 500 mil devido à robustez da sua proposta.

O recurso será aplicado no desafio, que deve ser lançado em fases, incluindo apoio técnico e concessão de subsídios para empresas testarem e validarem propostas que possam reduzir riscos e melhorar a mobilidade de maneira inclusiva.