Menu

Evandro e Elmano assinam ordem de serviço para obras na Praça do Ferreira

Foto: Ezequiel Vieira / Opinião CE

Na manhã desta terça-feira (8), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinam a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da Praça do Ferreira, um dos espaços públicos mais simbólicos do Centro da capital. A solenidade foi realizada no Cineteatro São Luiz, com participação de autoridades, comerciantes e representantes da sociedade civil.

Evandro Leitão destacou a importância da obra para a memória afetiva da população e falou ainda sobre a entrega do espaço revitalizado:

“Quem de nós não andou aqui quando criança e já passou por tantas situações aqui? Então, nós assinamos a ordem de serviço, Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado do Ceará, para que a gente possa estar entregando até o final do mês de novembro, e para que a gente possa celebrar o final do ano aqui na Praça do Ferreira de uma maneira diferente. De uma maneira onde a gente possa estar tendo orgulho de um espaço como esse”, declarou.

Com investimento estimado em R$ 8 milhões, o projeto é do arquiteto Fausto Nilo e será feito sem divisão por etapas, com uma conclusão prevista para novembro de 2025, visando não afetar as vendas do comércio durante as festas de fim de ano.

“Há muito o que se fazer ainda, e nossa expectativa é de que o projeto seja um estímulo para sentir que esse lugar tem uma história profunda e que precisa ser apoiada”, declarou Fausto.

O arquiteto também explicou que a obra pode viabilizar outras melhorias no Centro da cidade:

“Não há, a partir desse projeto, uma ideia de reabilitação da zona central a partir da Praça do Ferreira. Mas é um estímulo inicial e, quem sabe, outras obras de reestruturação possam ser implantadas no Centro da cidade”, complementou.

A requalificação será realizada em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza). O projeto contará com travessias elevadas para pedestres, requalificação dos passeios com foco em acessibilidade, novos quiosques, reforma da fonte da Coluna da Hora, instalação de paraciclos, entre outras melhorias.

Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza, avaliou a parceria entre a entidade e o Governo do Estado:

“Com seis meses de gestão, a gente já está com esse projeto andando, a praça está aprumada, e eu acho isso uma vontade política e um compromisso com a campanha do Evandro (…) O Governo do Estado está sendo um parceiro do ponto de vista financeiro e estrutural para o Centro de Fortaleza e a praça, então ficamos felizes por ter essa mão dupla contribuindo para que o fortalezense tenha uma praça que realmente merece”, afirmou Assis.

O presidente da CDL ainda destacou a importância do espaço da praça e seu entorno para a valorização da cultura do Estado e da Capital, enfatizando que “Aqui (a praça) é o berço da cultura fortalezense, não podemos, de forma nenhuma, abandonar isso”, concluiu.

Questionado sobre segurança no local, o governador Elmano de Freitas destacou ações já em curso:

“Bom, primeiro dizer que já há algum tempo a Secretaria de Segurança Pública tem reunido com os lojistas do centro, tem reunido com os empresários no centro, nós aumentamos o efetivo policial no centro, e os dados de violência no centro são inclusive inferiores a bairros que temos na cidade de Fortaleza.”

Por fim, Elmano também reforçou o plano de fortalecimento da presença policial e da ocupação comunitária dos espaços:


“Nós vamos continuar intensificando o trabalho, nós temos um concurso da Polícia Militar em curso, e, portanto, nós vamos continuar aumentando a presença da polícia na cidade, no Estado e também no centro da cidade. E acho que temos que fazer uma discussão de como fazemos atividades culturais nessa praça, como podemos fazer atividades esportivas nessa praça, porque não basta a polícia, precisa ter vida comunitária, precisa ter presença da sociedade, porque isso também favorece ter mais situação de segurança nos espaços públicos.”