A nova equipe de Evandro Leitão (PT), que realizará a transição de governo para comandar a Prefeitura de Fortaleza a partir do próximo ano, deve ser anunciada nesta quarta-feira (6), como revelou o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e prefeito eleito nas Eleições 2024. O anúncio foi dado durante coletiva de imprensa, nesta manhã, na reabertura do Plenário 13 de Maio, na capital cearense. O prédio estava fechado após incêndio, em junho deste ano.
“Estaremos apresentando hoje [6] os nomes da nossa equipe de transição para iniciar, após o atual prefeito publicar portaria de um decreto dessa equipe de transição, todo o diagnóstico da Prefeitura de Fortaleza”, explicou o presidente.
Leitão também avaliou o período em que esteve à frente da Alece e seus mandatos enquanto parlamentar. Sua última reeleição foi em 2022, sendo eleito também presidente da Casa para o biênio 2023-2024. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, sendo o 12º candidato mais bem votado entre os 46 eleitos e reeleitos em 2018. “Acho que essa avaliação quem tem que fazer é a população, mas eu digo para vocês que esses 10 anos de mandato foram exitosos. Me esforcei ao máximo para que pudesse dar respostas efetivas à população. Fui votado em quase todos os municípios do Ceará”, continuou o parlamentar.
TRANSIÇÕES DE GOVERNO
No Ceará, 93 dos 184 municípios precisam realizar a transição do governo, já que um novo prefeito foi eleito nessas respectivas cidades. Conforme dados do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), 15 ainda não iniciaram a transição municipal de gestão no Estado. Entre as cidades, em 12, foram eleitos, para o mandato de 2025-2028, candidatos da oposição, como ocorreu em Fortaleza, Caucaia e Cascavel. Já entre os três municípios em que a situação seguiu no Poder Executivo, um deles, Mucambo, possuía um candidato único.
Confira as cidades em que a transição não foi iniciada (dados atualizados até esta terça-feira (5):
- Acopiara;
- Baixio;
- Barreira;
- Campos Sales;
- Cascavel;
- Catunda (situação);
- Caucaia;
- Fortaleza;
- Groaíras;
- Guaraciaba do Norte;
- Ipu;
- Mucambo (situação, candidato único);
- Ocara;
- Pacujá (situação);
- Tarrafas.
Ainda com base na plataforma “Transição Responsável”, disponibilizada de forma on-line pelo Tribunal de Contas, 40 cidades estão com a formalização da transição em andamento e 38 com as equipes de transição formalizadas. Por meio do site, também é possível visualizar os decretos de transição, o ofício do candidato eleito indicando os membros que vão compor a equipe e a portaria a ser publicada pelas prefeituras para a nomeação da comissão de transição.
Com informações de Felipe Barreto e Ezequiel Vieira.