Em evento de entrega do Papel da Casa neste sábado (9), o governador Elmano de Freitas (PT) respondeu a jornalistas afirmando que não tem “nenhuma manifestação de apoio” a nenhuma pré-candidatura do PT. O chefe do executivo pontua que “não cabe a ele” nesse momento falar sobre um possível nome, uma vez que dentro do partido ele tem companheiros e que são “absolutamente livres” para decidir quem vão escolher.
“(…) A definição do nome é de cada grupo, cada grupo decide. Ao contrário, eu tenho dito que as pessoas são absolutamente livres para escolher a pré-candidatura do PT que acharem mais adequada e já disse que no meu governo as pessoas são absolutamente livres. Nós temos absoluto respeito e admiração por todos os pré-candidatos e pré-candidatas do Partido dos Trabalhadores. Somos companheiros, somos amigos de muito tempo“, reforçou o governador.
Elmano adicionou a sua fala que a base do PT deve participar da decisão e que o mais importante é que essa candidatura do PT apresente, junto com seus aliados, “uma proposta consistente para enfrentar problemas graves que o povo de fortaleza sofre muito, como a Saúde do nosso Município que tem muito a melhorar”, conclui.
A pré-candidata pelo PT, Larissa Gaspar, em entrevista ao OPINIÃO CE, também defende o “diálogo” como saída para as tomadas de decisões. “É uma tentativa que a gente tente construir um consenso, e acho natural que membros do nosso partido se identifiquem com um e com outro. Isso é natural do processo democrático, existe espaço para fazer o debate. Esse momento é para a gente defender propostas para Fortaleza”.
Na última semana, durante a plenária do Campo Democrático que aconteceu na sede estadual do PT, na Capital, José Guimarães disse que a ala liderada por ele dará apoio ao presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão (PT), pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. O deputado federal petista é contra a proposta de a escolha do candidato petista a prefeito da Capital ser decidida por meio de prévias. Ele defendeu que a decisão seja por consenso.
