Voltar ao topo

19 de abril de 2025

Estudantes do Liceu de Messejana irão elaborar projeto de lei para pessoas com autismo

Um dos motivos que impulsionou os estudantes a se envolverem nesse projeto é a presença de um colega com necessidades especiais na turma, o que despertou o interesse deles em desenvolver mecanismos para garantir uma atenção integral aos autistas no ambiente escolar
Foto: JL Rosa

Compartilhar:

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Liceu de Messejana, em Fortaleza, visitaram a Câmara Municipal para aprender sobre a tramitação de projetos de lei. A visita faz parte de uma oficina sobre o trabalho do Legislativo, ministrada pelo vereador Gabriel Aguiar (Psol), e tem como objetivo final a elaboração de um projeto de lei que beneficia alunos autistas. O texto será apresentado pelo socialista.

Um dos motivos que impulsionou os estudantes a se envolverem nesse projeto é a presença de um colega com necessidades especiais na turma, o que despertou o interesse deles em desenvolver mecanismos para garantir uma atenção integral aos autistas no ambiente escolar.

Durante a visita, os estudantes conheceram o protocolo, onde os projetos são recebidos, acompanharam uma reunião da Comissão de Legislação e visitaram o plenário. A experiência permitiu que eles entendessem os passos percorridos por um projeto desde a sua apresentação até a aprovação em plenário. A aluna Maria Ingrid salientou a importância do papel dos vereadores na mediação de demandas e falou sobre a expectativa de ver o projeto elaborado pela turma tramitando na Câmara, contribuindo para melhorias nas ações desenvolvidas na escola.

O vereador Gabriel Aguiar, ao destacar a oficina realizada no Liceu de Messejana, diz ser fundamental aproximar os jovens do cotidiano do Legislativo e promover uma prática na produção de leis.

“Fizemos uma aula sobre o Poder Legislativo e como funciona o processo de democracia, com uma oficina de como fazemos as leis. E eles estão elaborando um projeto que será revisado juridicamente para ser apresentado aqui”, destacou.

[ Mais notícias ]