Menu

Estudantes da rede pública de Fortaleza produzirão curta de animação com estreia no Cine Ceará

O filme, que deverá ter até cinco minutos de duração, contará com a orientação do cineasta Telmo Carvalho, especialista em Cinema de Animação. Foto: Rômulo Santos

Um total de 20 estudantes de escolas públicas de Fortaleza produzirão, pela primeira vez, um curta-metragem de animação. E a estreia da obra já tem data marcada: 20 de setembro deste ano, na noite de abertura do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Os pequenos artistas foram selecionados dentre 100 participantes da primeira fase do projeto Compartilha Animação.

A produção acontece no período de férias escolares, de 07 a 11 e de 14 a 18 de julho, das 7h30 às 17h, na sede da Associação Cultural Cine Ceará. Os 20 alunos terão aulas teóricas e práticas, com acesso a equipamentos e softwares utilizados por grandes estúdios cinematográficos.

Leia também: Adaptação cinematográfica de Silent Hill 2, de Christophe Gans, ganha data de lançamento

Nesta fase do projeto, os participantes vão desenvolver roteiro, personagens, cenários e então colocar a mão na massa para produzir a animação quadro a quadro do curta-metragem, que terá como tema “Segurança da População: Comportamento e Uso da Energia Elétrica”.

O filme, que deverá ter até cinco minutos de duração, contará com a orientação do cineasta Telmo Carvalho, especialista em Cinema de Animação.

Foto: Danilo Mattos de Albuquerque

ESTREIA E SESSÃO ESPECIAL

Na noite de estreia dos filmes, na abertura do 35º Cine Ceará, os 20 mini-cineastras estarão na plateia do Cineteatro São Luiz, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Na ocasião, os jovens realizadores do curta subirão ao palco para receber o certificado de realização.

E para marcar o encerramento do projeto Compartilha Animação, no dia 1° de agosto, às 18h30, haverá exibição gratuita de filme na Praça da Igreja de São Pedro Apóstolo, na Praia do Iguape, em Aquiraz.

COMPARTILHA ANIMAÇÃO

Em sua 4ª edição, o Projeto Compartilha Animação promoveu diversas atividades sobre cinema nas escolas públicas de Fortaleza. A iniciativa busca despertar o interesse pelo audiovisual e incentivar a criatividade, apresentando as técnicas do cinema de animação.

As oficinas foram realizadas entre os dias 2 e 6 de junho, com crianças de 10 a 14 anos, em cinco escolas dos bairros Vicente Pinzon, Passaré, Messejana, Vila União e Granja Lisboa

Leia também: 35ª edição do Cine Ceará segue com inscrições para mostras competitivas até o dia 15 de julho

A iniciativa é viabilizada pelo Mecenato Estadual do Ceará, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e integra a rede de ações de responsabilidade social da Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará.

O Programa já contemplou mais de 360 crianças desde a sua criação, em 2017. Durante as atividades, os jovens aprendem sobre os fundamentos da animação, desde a criação do roteiro até a produção do filme.