O deputado federal e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro (PDT), vai deixar a Secretaria no final do mês. Segundo confirmou uma fonte ao OPINIÃO CE, Robério sairá da pasta por “estratégia” do Governo do Ceará para as Eleições Municipais de 2024. Seu retorno é esperado para depois do pleito. No período, o secretário executivo, Israel Maia Portela, vai assumir o posto. O OPINIÃO CE tentou contato com a assessoria de Robério Monteiro para colher mais detalhes, mas não obteve retorno.
Com a volta temporária do deputado à Casa do Legislativo Federal, Leônidas Cristino, primeiro suplente do PDT Ceará e ex-prefeito de Sobral, perde seu assento na Câmara, pelo menos momentaneamente. O parlamentar foi gestor do município do interior cearense entre os anos de 2005 e 2010.
Antes de deixar a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), no entanto, Robério Monteiro deverá anunciar a ampliação do projeto do Eixão das Águas do Ceará, conjunto de obras que conta com estação de bombeamento, canais adutoras, sifões e túneis, que visa a transposição das águas do Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação a ser anunciada pelo secretário está passando pelos trâmites legais, na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).