Menu

“Estou pronto para enfrentar essas etapas internamente”, diz Evandro sobre disputa no PT

Deputado estadual Evandro Leitão, presidente da Alece. Foto: Junior Pio/Alece

Um dos cinco pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo PT, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão, afirmou estar pronto para enfrentar as etapas internas do Diretório Municipal da capital cearense para ser escolhido como o nome do partido para o pleito. Em entrevista concedida na Alece, o parlamentar lamentou que não esteja sendo possível chegar a um consenso em torno de um nome. O deputado lembrou, ainda, que o governador Elmano de Freitas (PT) defendeu a realização de encontros partidários no lugar das prévias e que o calendário do processo deve ser aprovado na próxima semana.

“Pelo que tenho conhecimento, o PT de Fortaleza nunca teve prévia, mas irei respeitar qualquer tipo de decisão que tenha. Estou pronto para enfrentar qualquer tipo de desafio interno e, posteriormente, externo”.

Ainda conforme Leitão, quando colocou o seu nome à disposição, ele “sabia que teríamos que superar algumas etapas”. Etapas estas que devem ser aprovadas pelo Diretório Municipal do PT em Fortaleza ainda nesta quarta-feira (7). “Hoje tem reunião da executiva no sentido de que possa ser aprovado um calendário”, afirmou Evandro. Na próxima semana, então, como explicou o presidente, deverá ser realizada uma reunião na próxima semana para que seja decidido o processo, pelo encontro partidário ou pelas prévias.

O governador Elmano, o qual Evandro afirmou que se trata da “liderança maior” do partido no Estado, apoiou na manhã desta quarta-feira (6) pela realização de um encontro partidário da legenda para definir o nome que irá ao pleito. No encontro, são eleitos delegados que vão escolher, então, o representante petista. Na ocasião, deverão ser eleitos 184 delegados. O presidente do Legislativo afirmou, sobre a fala de Elmano, que foi uma decisão para que “não tenhamos sequelas traumas maiores internos”.

As prévias, outra alternativa democrática para a escolha do nome que representará o partido caso não haja o consenso em torno de um nome, reúne todos os filiados da legenda na esfera municipal, no caso, de Fortaleza. A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, já defendeu a realização de tal alternativa. A parlamentar, conforme nota divulgada por integrantes do Diretório, possui 19 nomes internos aliados a ela.

Como destacou Evandro, um pré-candidato precisa de dois terços dos integrantes do Diretório Municipal para ser escolhido como o nome do partido antes da decisão partir para os processos democráticos. Com um total de 46 integrantes, seriam necessários 31 pessoas do Diretório para que um dos cinco postulantes à disputa pelo Paço Municipal seja escolhido antes dos encontros ou prévias. Sobre o assunto, o presidente da Alece preferiu não comentar sobre quantos aliados possui, atualmente, no Diretório. “Vamos atrás dos dois terços, não adianta eu estar dizendo quantos tenho”.

Além de Evandro e Luizianne, o PT possui outros três pré-candidatos. São eles: os também deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio, presidente do PT Fortaleza; e o ex-deputado federal e atual assessor especial para assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno.