Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Estátua da Iracema Guardiã é recolocada na Praia de Iracema após dois meses

A estátua da Iracema Guardiã acabou tombando em 3 de maio deste ano. A área foi isolada e Prefeitura se protificou, na ocasião, a investigar as causas.
Foto: Reprodução

Compartilhar:

A tradicional estátua Iracema Guardiã foi restaurada e recolocada em seu local de origem, no calçadão da Praia de Iracema, em Fortaleza. O processo aconteceu na manhã desta segunda-feira, 11, após dois meses de seu tombamento. Segundo o prefeito José Sarto (PDT), o entorno do monumento também recebeu algumas intervenções, incluindo remoção de pichação, requalificação da mureta, recuperação da escadaria, piso e bancos, acessibilidade e nova iluminação.

“A nossa “Iracema Guardiã” retornou ao seu lugar de origem e foi reinstalada nesta manhã, no calçadão da Praia de Iracema. O local ainda recebeu algumas intervenções no entorno, incluindo remoção de pichação, requalificação da mureta, recuperação da escadaria, piso e bancos, acessibilidade e nova iluminação. Parabenizo nossas equipes pelo trabalho, por trazer de volta essa escultura do grande artista Zenon Barreto, tão simbólica para o turismo de Fortaleza!”, disse, em uma rede social.

Caso

A estátua da Iracema Guardiã acabou tombando em 3 de maio deste ano. A área foi isolada e Prefeitura se protificou, na ocasião, a investigar as causas. O prefeito José Sarto determinou a tomada das “medidas imediatas para averiguar o que ocorreu”. Ainda segundo o gestor, foram solicitados um laudo técnico e imagens do videomonitoramento da Guarda Municipal. “Fiquei estarrecido e lamento pelo triste episódio. Nossas equipes estão isolando a área e recolhendo a estrutura para realizar o reparo e devolver esse importante símbolo da nossa Cidade o mais breve possível”, destacou Sarto, na ocasião.

O monumento representa o último trabalho do artista plástico Zenon Barreto, falecido em 2002. A estátua foi projetada nos anos de 1960 para centenário do escritor José de Alencar e inaugurada em 1966 em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema, na Capital. Em 2012, a escultura precisou ser recuperada após ter sido depredada, além de sofrer pela ação do tempo.

[ Mais notícias ]