Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Estátua da Iracema Guardiã cai na Praia de Iracema e Prefeitura investiga causas

As causas da queda ainda estão sendo levantadas.
Foto: Reprodução/Twitter

Compartilhar:

A estátua da Iracema Guardiã, um dos principais monumentos de Fortaleza, acabou tombando, nesta terça-feira, 3. As causas da queda ainda estão sendo investigadas e a área do local foi isolada. O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), publicou em suas redes sociais que esteve no local e determinou a tomada das “medidas imediatas para averiguar o que ocorreu”. Ainda segundo o gestor, foram solicitados um laudo técnico e imagens do videomonitoramento da Guarda Municipal.

“Estava em reunião no Paço Municipal nesta tarde quando soube que a estátua “Iracema Guardiã”, do artista plástico Zenon Barreto, havia tombado. Fiquei estarrecido e lamento pelo triste episódio. Nossas equipes estão isolando a área e recolhendo a estrutura para realizar o reparo e devolver esse importante símbolo da nossa Cidade o mais breve possível”, destacou.

Em nota divulgadas nas redes sociais, a Prefeitura de Fortaleza informou que a estrutura foi recolhida e armazenada “em um espaço adequado, onde será iniciado o trabalho de restauro do patrimônio”. “Estamos verificando as imagens de videomonitoramento da área para entender e apurar o ocorrido. Não vemos a hora de termos de volta a nossa Iracema embelezando e guardando a orla de Fortaleza”, frisa.

Estátua

O monumento representa o último trabalho do artista plástico Zenon Barreto, falecido em 2002. A estátua foi projetada nos anos de 1960 para centenário do escritor José de Alencar e inaugurada em 1966 em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema, na Capita. Em 2012, a escultura precisou ser recuperada após ter sido depredada, além de sofrer pela ação do tempo.

 

[ Mais notícias ]