Voltar ao topo

14 de julho de 2024

Estados Unidos anunciam US$ 54 milhões em ajuda humanitária para a Ucrânia

A guerra chega hoje (27) ao quarto dia.
Foto: Susan Walsh/Pool/REUTERS

Compartilhar:

Os Estados Unidos anunciaram, neste domingo (27), o envio de quase 54 milhões de dólares (o equivalente a mais de R$ 10,4 milhões) em ajuda humanitária para a Ucrânia. O secretário de Estado Antony Blinken disse que o governo norte-americano está preocupado com o “bem-estar dos ucranianos”. É com o bem-estar dos ucranianos comuns no espírito que anunciamos a provisão de perto de 54 milhões de dólares de ajuda humanitária aos afetados pela nova invasão russa”, declarou Blinken em comunicado oficial.

A guerra chega hoje (27) ao quarto dia. A assistência será canalizada por meio de organizações humanitárias e inclui “alimentos, água potável, abrigo, atendimento médico de emergência, preparação para o inverno e proteção”. “Esta última parcela da ajuda humanitária vai ser disponibilizada através das organizações humanitárias independentes que entregarão uma ajuda baseada nas necessidades, com imparcialidade, humanidade, neutralidade e independência”, disse o secretário.

Conflito

A Rússia lançou, na quinta-feira (24), uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos. Já são ao menos 200 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 370 mil pessoas precisaram se deslocar para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia com o objetivo de fugir do confronto. O ataque está sendo condenado pela comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos.

 

[ Mais notícias ]