Menu

Estado recria o Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar

O chefe do Executivo Estadual sancionou lei transferindo a unidade de saúde, recriando o Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar neste ano. Foto: Carlos Gibaja e Estácio Júnior/ Casa Civil

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), incorporado à Secretaria da Saúde desde 2011, voltou a pertencer à Polícia Militar do Ceará (PMCE) oficialmente nesta quinta-feira (16), em solenidade comandada pelo governador Elmano de Freitas (PT), em Fortaleza.

Em 2025, o chefe do Executivo Estadual sancionou lei que transfere a unidade de saúde, recriando o Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar.

O hospital conta com mais de 800 funcionários, 80 leitos à disposição e 10 especialidades médicas ofertadas.

“Esse momento era algo sonhado por todos aqueles e aquelas que fazem a PMCE. Um dia de justiça para os nossos policiais. Tenho muito orgulho de ser governador para poder realizar esse ato”, destacou o governador Elmano de Freitas.

ESTRUTURA DO HOSPITAL

O agora Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar dispõe de três salas cirúrgicas, oito salas de atendimento ambulatorial, laboratório de exames e centro de diagnóstico por imagem.

O corpo funcional multidisciplinar é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Os leitos estão distribuídos da seguinte forma: 34 para cirurgia geral; 12 para cuidados avançados; três para recuperação; 20 para maternidade; três para parto e oito para cuidados neonatais.

O local oferece atendimento de psicologia, fonoaudiologia e nutrição. Foto: Carlos Gibaja e Estácio Júnior/ Casa Civil

As especialidades médicas ofertadas são: ginecologia, clínica geral, pediatria, cirurgia geral, urologia, proctologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia bariátrica.

Além dessas, há também cirurgia bucomaxilofacial e atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e nutrição para pacientes internados.

HISTÓRIA E INVESTIMENTO

Fundado em 1939 como Hospital Central da Polícia Militar, o espaço tinha como objetivo inicial atender policiais e seus dependentes. Contudo, em 1993, a unidade passou a atender também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2023, na gestão de Elmano de Freitas, o hospital passou por uma série de reformas estruturais. O investimento total foi de R$ 2.037.898,06.

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social considera o local um importânte patrimônio da PMCE. Foto: Carlos Gibaja e Estácio Júnior/ Casa Civil

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, comemorou a decisão do chefe do Executivo Estadual.

“Assim que cheguei aqui e olhei para a fachada, me emocionei. Todos sabem das minhas origens. Quero parabenizar o governador por essa decisão histórica, um verdadeiro patrimônio da PMCE. Estamos todos emocionados e gratos por essa sua justa e acertada decisão”, pontuou Roberto.

MOMENTO HISTÓRICO

Outros profissionais também reconheceram a importância da iniciativa do Governo do Ceará, como o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, que lembrou o trabalho dos antigos comandantes e demais parceiros para que a solenidade fosse bem-sucedida.

“O senhor continua fazendo esse resgate histórico, cumprindo o lema de proteger aqueles que protegem. É realmente agradecer ao senhor, ao secretário da Segurança, à parceria com a Sesa, aos ex-comandantes gerais e aos policiais militares que continuam confiando no trabalho”, afirmou o comandante.

O coronel RR Manoel Mello, diretor-geral do hospital, agradeceu ao governador Elmano pela decisão e reconheceu o momento como um resgate histórico.

“O dia de hoje representa um resgate histórico para a PMCE. É uma reconquista para a nossa tropa. Muita gratidão e respeito ao nosso governador por essa ação”, declarou o coronel.