Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Estado reativa maior poço profundo do Ceará e garante água para 60 mil pessoas

A empresa realizou a substituição da bomba motora do poço conhecido como PP05, que possui 750 metros de profundidade; Também foram beneficiadas com o serviço executado pela Cagece mais 18 comunidades rurais da Região Sul do Estado, que têm como única fonte de abastecimento o poço PP05
Foto: Divulgação/Governo do Estado do Ceará

Compartilhar:

Localizado na Serra dos Carneiros, na Chapada do Araripe, o maior poço profundo do Estado foi reativado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A empresa realizou a substituição da bomba motora do poço conhecido como PP05 – que possui 750 metros de profundidade -, após uma ocorrência operacional no equipamento submerso responsável pela captação de água no local.

Com a reativação, a companhia garantiu o abastecimento contínuo para cerca de 60 mil habitantes nas cidades de Campos Sales, Salitre e Araripe. Além desses municípios, também foram beneficiadas com o serviço executado pela Cagece mais 18 comunidades rurais da Região Sul do Estado, que têm como única fonte de abastecimento o poço PP05.

De acordo com Arilete Barros, coordenadora de Operação Industrial da companhia, a reativação do poço profundo é considerada uma megaoperação que contou com uma equipe de 50 colaboradores.

“A retirada do antigo equipamento de bombeamento e instalação da nova bomba foi feita com o auxílio de um guindaste para garantir a segurança das equipes, pois todo o conjunto a ser instalado dentro do poço pesa em torno de 25 toneladas. A equipe da Cagece na Unidade de Negócio Bacia do Alto Jaguaribe já tem expertise nessa operação e deu tudo certo”, afirma.

NOVA BOMBA

A nova bomba foi instalada a 430 metros de profundidade no poço PP05. Atualmente, a vazão é de 90 m³/h, dividida para as três cidades e as comunidades rurais interligadas ao sistema por uma adutora de 90 km de extensão. Segundo a Cagece, a distribuição da água da fonte de captação foi iniciada na última semana e o equilíbrio total do sistema aconteceu no domingo, 21.

[ Mais notícias ]