Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Estado do Rio de Janeiro investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Foto: Getty Images

Compartilhar:

Segundo a secretaria estadual de Saúde, a Vigilância estadual está apoiando a vigilância municipal no monitoramento do paciente

Foto: Divulgação

Um caso suspeito de varíola dos macacos é investigado no Estado do Rio de Janeiro. Um homem de 43 anos que mora em Macaé apresentou sintomas e está sendo submetido a exames, segundo a secretaria estadual de Saúde.

O paciente do caso suspeito trabalha embarcado em uma plataforma de petróleo, onde teve contato com pessoas de outros países, segundo contou aos profissionais de saúde. Até o fim da tarde deste domingo, 12, não havia caso da doença confirmado no Estado do Rio.

Em São Paulo, até o mesmo período, havia dois casos confirmados. Segundo a secretaria estadual de Saúde, a Vigilância estadual está apoiando a vigilância municipal no monitoramento do paciente do Rio, que foi submetido a exames preconizados pelo Ministério da Saúde para confirmar o diagnóstico.

Em maio, a secretaria estadual de Saúde enviou alerta às secretarias municipais de Saúde orientando quanto à detecção e ao monitoramento de possíveis casos da doença. A medida tem como objetivo garantir que as vigilâncias municipais e estadual sejam notificadas dos possíveis casos e possam acompanhar a evolução da doença.

A transmissão da varíola dos macacos entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. (Agência Estadão)

[ Mais notícias ]