Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Estado desobriga uso de máscaras no transporte coletivo; item segue exigido em unidades de saúde

"Em virtude do baixo número de casos da covid no Ceará, o comitê decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras nos transportes coletivos", disse a governadora ao anunciar a decisão
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhar:

A governadora Izolda Cela (sem partido) anunciou, nesta sexta-feira, 16, a desobrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em transportes coletivos de todo o Ceará. Segundo a mandatária, a medida é possível graças ao baixo número de casos de covid-19 no Estado. A informação foi divulgada pelas redes sociais da governadora após reunião semanal do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia.

“Em virtude do baixo número de casos da covid no Ceará, o comitê decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras nos transportes coletivos”, disse.

Apesar da flexibilização, o item de proteção individual segue obrigatório nas unidades de saúde de todo o Ceará. Mesmo com a melhora dos indicadores, Izolda descata a importância da vacinação. “Lembro que a vacinação segue em andamento em todo o Estado. É muito importante que todos tomem as doses de reforço. Juntos estamos superando essa pandemia!”, disse.

Desobrigação em espaços fechados

A desobrigatoriedade do item em espaços fechados foi anunciada ainda em abril, após melhora dos indicadores. Na oportunidade, o novo decreto manteve, no entanto, a obrigatoriedade nos equipamentos de saúde e no transporte público. Ao lado do então secretário Marcos Gadelha, Izolda ressaltou que o item seguia obrigatório nos dois ambientes para manter uma “gradação sempre pautada na prudência e na responsabilidade”, reforçou, à época.

[ Mais notícias ]