Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Ceará aprova ampliação do ensino em energias renováveis para o Interior

Mudança aprovada neste mês por Comissão permitirá ampliar a oferta de capacitação em energia solar, eólica, entre outras
Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Compartilhar:

O Conselho de Administração do Instituto Centec aprovou, na última semana, o novo regimento interno da instituição, documento construído de forma pactuada entre Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e Instituto Centec. Entre as deliberações está a inclusão da área de Energias Renováveis na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) do Centec. A mudança permitirá ampliar a oferta de capacitação em energia solar, eólica, dentre outras, acompanhando as demandas de mão-de-obra do Estado para o setor.

Também houve a aprovação do contrato de gestão do Centec junto à Secretaria do Trabalho do Ceará, que proporcionará a qualificação de 900 pessoas nos municípios de Sobral, Canindé, São Benedito, Juazeiro do Norte e Fortaleza, em diversas áreas, de Estética à Informática. As capacitações serão executadas em comunidades e associações de bairro das regiões, de forma descentralizada.

ATUALIZAÇÃO

A atualização também espera garantir maior transparência no relacionamento com o público por meio da instalação de uma Ouvidoria e um organograma mais funcional, com a inclusão de Assessoria de Apoio e Gestão para Seleções Públicas, vinculada à presidência. A última alteração no regimento havia sido em 2009. A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, presidiu a 50ª Reunião Extraordinária, realizada de forma virtualmente, na última quarta-feira (12). As pautas foram aprovadas por unanimidade.

Também participaram do momento o presidente do Centec, Acrísio Sena, e os conselheiros Juliana Campos Lage (Centec), Cícero Emerson Lacerda de Souza (Centec), Francisco Sildemberny Souza dos Santos (Centec), Maria Socorro Farias dos Santos (Seduc), Tarcísio José Cavalcante Bastos (Fiec), Carlos Bezerra Filho (Faec), além dos assessores jurídicos da Secitece, Rafael Maia, e do Centec, Marjory Bezerra, e da assessora de Planejamento do Centec, Márcia Leite.

[ Mais notícias ]