Nesta sexta-feira, 28, foi lançado edital para seleção de propostas para integrar a programação da Estação das Artes até fevereiro de 2024. O local integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Ao todo, serão selecionadas 74 propostas, com um investimento total de R$ 110 mil. O cadastro de projetos é gratuito, e ocorre até as 23h59 do dia 7 de agosto deste ano.
Em relação ao edital de 2022, o deste ano recebeu um acréscimo de R$ 12,5 mil, contemplando nove projetos a mais.
A Convocatória Pública contempla quatro linguagens: Artes Cênicas (apresentações de teatro, circo, dança, intervenções, teatro de rua e teatro de bonecos); Performance (dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo); Música (concertos, recitais, shows, apresentações de DJ e outros formatos); e Cultura Popular (festejos, cordões, danças, entre outras manifestações e grupos populares que se amoldem nesse conceito).
INSCRIÇÕES
A inscrição deve ser feita apenas pela internet, por meio de preenchimento de ficha online na plataforma Mapa Cultural do Ceará. A Banca Avaliadora será composta por integrantes da Estação das Artes, do Instituto Mirante de Cultura e Arte e por especialistas das linguagens presentes no Edital. O resultado será divulgado no dia 22 de agosto de 2023.
O Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes, em conformidade com o Plano Estadual de Cultura e a Lei Estadual 17.432, de 2021, reserva vagas aplicando a seguinte proporção: 20% para pessoas negras (negro-preto/negro-pardo); 5% para pessoas trans e não-bináries; 5% para quilombolas; 5% para indígenas; e 5% para pessoas com deficiência.
CRONOGRAMA
Após o período de inscrições, a Banca Avaliadora procede com a análise e a seleção de propostas entre os dias 8 de agosto e 17 de agosto. O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de agosto. Recursos poderão ser aplicados nos dias 19 e 20 do mesmo mês. O início da programação será em setembro de 2023. O prazo de execução final é fevereiro de 2024.