Voltar ao topo

20 de abril de 2024

Estação da Mulher-Parangaba no Metrofor terá serviços de acolhimento e autonomia econômica

O local funcionará dando apoio às mulheres contra a violência doméstica, além de capacitação profissional e orientações sobre o Ceará Credi Mulher
Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Compartilhar:

A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero (MDB), inaugurou, nesta quarta-feira (27), a primeira Estação da Mulher, localizada na estação Parangaba, da Linha do Sul do Metrofor, em Fortaleza. A unidade é voltada à proteção e autonomia econômica das mulheres, fortalecendo essas duas políticas estratégicas. O equipamento é resultado da parceria entre Secretaria das Mulheres, Seinfra e Metrofor.

“O que a gente está fazendo na prática é aproveitando um espaço que tem uma grande circulação de pessoas diariamente para dizer às mulheres, que utilizam ou não o transporte, que aqui elas também podem buscar essa informação, podem fazer a solicitação de medida protetiva, que não precisa mais ir até a delegacia. Informação salva vidas”, defendeu a vice-governadora.

Funcionará, no local, uma Sala Lilás, para orientação a mulheres em situação de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Haverá ainda um espaço para capacitação profissional e orientações do Ceará Credi Mulher, incluindo oficinas sobre o microcrédito orientado do Estado. O objetivo é ampliar a iniciativa para outros pontos do Metrofor. Além disso, acrescentou a vice-governadora, será feito estudo de viabilidade para ver a possibilidade de implementar vagões exclusivos para as mulheres.

“Nós temos [no Metrofor] policiamento 24 horas, a presença de segurança patrimonial. Isso tem feito com que tenhamos um índice muito baixo de casos de importunação sexual. Mas o nosso objetivo é não registrar importunação sexual nem violência nos equipamentos ou em outros lugares. Esses vagões exclusivos, que já existem em outros estados, são fundamentais para que nós possamos nos sentir mais seguras”, detalhou.

O secretário da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Antônio Nei de Sousa, e o diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Plínio Saboya, também participaram da solenidade, além de outras autoridades.

FUNCIONAMENTO

O espaço, que vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, fica no acesso da Estação da Parangaba, ao lado das lojas, com entrada gratuita, ou seja, sem a necessidade de pagamento da tarifa de metrô. A localização é estratégica, tendo em vista que a Estação da Parangaba é uma das três do Metrofor com maior fluxo de passageiros, ao lado da José de Alencar e Maracanaú. Em 2023, cerca de dois milhões de embarques foram realizados no local. Além disso, o local é de fácil acesso a quem passa pelo terminal de ônibus ou pela estação do VLT.

REDE DE PROTEÇÃO

Essa é a quarta Sala Lilás entregue no Ceará, sendo a primeira da Capital. As outras estão localizadas em Santana do Cariri, Jaguaruana e Russas. As salas integram os 17 equipamentos da rede de proteção às mulheres instalados no Estado. Também estão sendo construídas mais seis Casas da Mulher, sendo três estaduais e três federais, além da implantação da nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que foi anunciada pelo Governo do Estado.

Redação OPINIÃO CE

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna24

Fortal anuncia mudança de local em 2024 O Fortal adotou o lema “Viva o novo!” para anunciar sua grande novidade para 2024: a mudança da