Durante a Plenária Regional do PT em Acopiara, que reúne Centro-Sul e Vale do Salgado, o atual presidente do partido no Estado, Antônio Carlos, conhecido como Conin, defendeu a candidatura do deputado federal José Guimarães ao Senado nas Eleições de 2026. Em exclusividade ao colunista de política do Opinião CE, Conin afirmou que está no momento do PT e do Ceará reconhecerem a contribuição de Guimarães.
“Nós respeitamos todas as postulações, mas o PT vai se empenhar para o Guimarães estar na chapa. Acho que já chegou a hora do PT e do Estado do Ceará fazerem esse reconhecimento à contribuição do deputado”, disse o presidente do PT Ceará, Conin.
O evento, que marcou o lançamento da pré-candidatura do deputado José Guimarães, também contou com a presença da ex-prefeita de Icó, Laís Nunes, que é pré-candidata à Câmara Federal pelo PT, Neto Nunes, maior liderança da região, além do prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar.
O aliado do parlamentar, que está concorrendo à reeleição para a presidência estadual do partido, destacou que o deputado é “um articulador extraordinário” e que sua presença no Senado seria vantajosa para o Ceará e para o Brasil. “Veja que, como líder do presidente Lula na Câmara dos Deputados, são 513, ele consegue articular governabilidade. Maioria para aprovação da agenda do governo na Câmara Federal”, disse.
Conin ainda destacou que o deputado já abriu mão do cargo em nome do atual projeto político. “O Guimarães foi o que pensou desde o início essa aliança que hoje é o governo Ceará. Lá na eleição do Cid, em 2006, ele, então deputado estadual, já foi um dos que articularam a formação desse bloco, que levou o Cid a governador, depois o Camilo. Em alguns momentos, foi colocado para o Guimarães para ele não compor chapa majoritária. Ele soube abrir mão naqueles momentos para o projeto avançar”, afirmou o presidente do PT Ceará.
METAS PARA AS ELEIÇÕES
Buscando sua reeleição à presidência do PT Ceará, Conin ainda falou sobre as metas do partido nas Eleições 2026. Conforme a liderança, a eleição do governador Elmano e do presidente Lula é fundamental. O PT também busca ampliar a bancada de deputados na Câmara Federal, com a vitória de cinco ou seis candidatos. Em relação ao cenário estadual, Conin acredita que o partido possa chegar a 15 deputados estaduais, além de reforçar seu apoio ao Guimarães para o Senado.
O presidente do PT no Estado também abordou as críticas de que o partido tenha muitas indicações de candidatos para concorrer às próximas eleições. “Esse debate está superado. Na eleição passada, nós só tínhamos uma vaga para senador, e foi o governador do PT e o senador do PT. Os suplentes foram do PT, dois suplentes na eleição passada. E nós nem demandamos isso. Foi a própria aliança que chegou a esse entendimento… Eu não acho demais. Eu não acho ilegítimo. Eu não acho nenhum absurdo o PT querer uma vaga no Senado. Mas nós vamos fazer isso com muita tranquilidade”, disse Conin.
