Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
O Observatório da Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) abre chamada para publicação de trabalhos na revista Cadernos do Observatório, Volume 10, Ano 2022.
Pesquisadores e gestores podem inscrever trabalhos inéditos de pesquisas na temática transição energética, com ênfase no desenvolvimento urbano sustentável. As pesquisas deverão ser enviadas pelo sistema da revista, seguindo as diretrizes estipuladas na chamada, até dia 5 de setembro deste ano.
Os Cadernos do Observatório têm foco na difusão de conhecimento e, neste ano, receberão trabalhos produzidos por pesquisadores das áreas de ciências ambientais, engenharia, tecnologia e gestão, dos setores público e privado, em contexto regional ou internacional. Serão aceitos estudos nos formatos de ensaio teórico, revisão de literatura e relatos de experiência.
A iniciativa objetiva a produção e difusão de conhecimento sobre políticas públicas para pesquisadores e a população da cidade. A publicação é indexada com ISSN impresso e publica artigos voltados às áreas das políticas públicas e da governança municipal. Os artigos são de produção interna do Iplanfor e de parceiros externos à Prefeitura que tenham interesse nas temáticas abordadas em cada volume.
TEMAS DE DIÁLOGO
A redução da desigualdade territorial, a retomada econômica sustentável e a redução da injustiça climática são temáticas que conversam com a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, o foco e o escopo desta 10ª edição são mobilidade sustentável (descarbonização do setor de transporte; aproveitamento energético; geração distribuída; sistemas de computação e controle para eficientização energética e energias renováveis); economia verde (empregos verdes, mercado de carbono e retomada econômica sustentável; economia circular e gestão de resíduos sólidos urbanos (reciclagem, reaproveitamento, aproveitamento energético dos resíduos, sistemas de computação, controle e novas tecnologias); Meio Ambiente e saneamento sustentável (sistemas computacionais e tecnologias para áreas em situação de vulnerabilidade ambiental e sanitária e soluções baseadas na natureza) e planejamento urbano e governança climática (gestão de políticas públicas para o desenvolvimento urbano sustentável, adaptação e mitigação às mudanças climáticas, Avaliação e monitoramento das políticas públicas de Meio Ambiente). A previsão de publicação dos Cadernos do Observatório, Volume 10 é no primeiro trimestre de 2023. A publicação tem periodicidade anual e é indexada com ISSN: 2595-2986, enquadrando-se como publicação técnica de acordo com a classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b).
Mais informações sobre foco e escopo, política editorial, direitos autorais, idiomas de submissão, formatação dos trabalhos, originalidade e outras instruções aos autores estão disponíveis na Chamada para Publicação. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo e-mail cadernosdoobservatorio@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br.