O prefeito Evandro Leitão inaugurou, nesta terça-feira (2/9), às 9h, o primeiro Espaço Girassol de Fortaleza, que está localizado na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso (Regional V).
A previsão é que, inicialmente, sejam realizados mais de 3.800 atendimentos mensais, nas modalidades individuais e coletivas.
O equipamento vai proporcionar um atendimento de referência a crianças e adolescentes com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e sofrimento psíquico. Este é o primeiro dos 12 Espaços Girassóis que serão criados em Fortaleza. As famílias atendidas serão encaminhadas pelo Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, inaugurado no dia 12 de agosto.
A iniciativa integra os programas municipais Saúde que Cuida Fortaleza e Atenção às Pessoas com Deficiência, que fazem parte do Plano Fortaleza Inclusiva. A presidente do Comitê de Governança do Plano e idealizadora do Espaço Girassol, a primeira-dama Cristiane Leitão, participa da inauguração.
A Prefeitura de Fortaleza escolheu inaugurar o primeiro Espaço Girassol na Regional V após a realização de um diagnóstico que constatou a presença de 1.500 crianças com autismo na região.
“Então nós precisamos agir com urgência, com assertividade, para atender com qualidade todas as crianças e jovens com deficiência”, destacou a primeira-dama Cristiane Leitão.
A primeira dama ainda acrescentou que o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol, foi criado para atender mensalmente 3.000 crianças e jovens, com objetivo de consultar e laudar com o diagnóstico acertivo. Logo após a entrega do centro, o espaço girassol de atendimento é inagurado formando um plano completo.
“é gritante, nós temos uma fila aguardando por laudos em torno de 23 a 25 mil pessoas e para atendimento em torno de 5 mil. É urgente, urgentissimo, quando a gente soma a iniciativa privada, terceiro setor, câmara municipal, governo estadual, governo municipal, nessa junção, nessa união, a gente consegue colocar a inclusão em todos os espaços.” Assim finalizou sua fala.
O objetivo da Prefeitura é entregar pelo menos um Espaço Girassol em cada uma das 12 regionais de Fortaleza até o fim da gestão. O próximo centro será inaugurado na Regional VI, ao lado da Policlínica Dr. Luíz Carlos Fontenele.
“Nós vamos tornar essa cidade uma cidade inclusiva, que respeite a todas as diferenças, de todas as pessoas“, destacou o prefeito.
Em entrevista ao Opinião CE, a terapeuta ocupacional Andréia Lima relata que o espaço é importante para trazer atendimento de qualidade a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela destacou a importância de uma sala interativa presente no espaço para trabalhar sensações e regulação emocional.
“Eu me sinto muito emocionada (em fazer parte do projeto), porque ele (o espaço) vai atender um público muito necessitado”, concluiu Andréia.
