Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam no próximo dia 26 de julho e o Ceará terá um local especial no evento. Decorado com estética de Sol e Praia, no Cubo do Ceará, espaço específico para a promoção de destinos brasileiros, visitantes conhecerão um pouco sobre Fortaleza e de praias como Cumbuco, Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada, no litoral Oeste, e Canoa Quebrada no lado Leste do Estado. O kitesurf será o grande destaque, já que o Ceará é considerado referência mundial pelos bons ventos e a infraestrutura que oferece em equipamentos hoteleiros. No local destinado a essa experiência, ficará um espaço instagramável com os equipamentos necessários para a prática desportiva.
As imagens serão apresentadas em filmagens de plano-sequência, em primeira pessoa, e incluirão, além dos cenários, conversas com um artesão do grupo Grão de Cor, parceiro da Rede Artesol – a maior plataforma de artesanato de raiz cultural do mundo. Os artistas do grupo Grão de Cor, que desenham paisagens em garrafas com areia colorida, representarão o artesanato cearense na instalação da Embratur. No vídeo no interior do cubo, os visitantes poderão acompanhar uma conversa legendada em francês e inglês com um desses artesãos. O Ceará dividirá o cubo com a exposição do Rio Grande do Norte, ambos representando a região Nordeste.
“Diariamente, milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o Estado do Ceará, suas praias, cultura, gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”, explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque destaca que o objetivo da ação é impulsionar o fluxo turístico, sobretudo de estrangeiros interessados na modalidade esportiva. Ela destaca que o Estado conta com boa conectividade com a Europa, especialmente com a França, o que pode facilitar a preferência desse estrangeiro pelo Ceará.
CUBO
Nos bastidores das Olimpíadas, o time de marketing do Comitê Olímpico do Brasil (COB) vem trabalhando para promover diversas ações em prol do olimpismo. Entre as iniciativas está um projeto que promete agitar o público local durante a competição: a Casa Brasil, que terá a sua versão mais completa desde a sua criação. Projetada para a disputa dos Jogos de Atlanta 1996, a Casa tinha como principal objetivo divulgar a imagem brasileira e realizar coletivas de imprensa dos medalhistas. Foi em 2016, no Rio, que o lugar passou a ter o formato atual: mais focada nos atletas e na experiência, servindo também como plataforma de posicionamento, divulgação e ativações das marcas.
A experiência imersiva acontecerá em espaços batizados de Cubos. Voltados para o turista internacional, essas instalações abrirão as portas em 26 de julho, no mesmo dia do início dos Jogos Olímpicos, para apresentar estados representantes do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, e funcionarão na Casa Brasil, endereço parisiense que receberá as delegações esportivas brasileiras e visitantes europeus.
ESPAÇO
Com capacidade para receber 5 mil pessoas, a Casa Brasil, com patrocínio da Embratur e do Sebrae, tem a expectativa que o espaço seja um ponto de encontro para torcedores e atletas durante toda a competição. Lá, estrangeiros que estiverem em Paris para os Jogos poderão aproveitar uma programação de experiências esportivas tipicamente brasileiras, como o futebol de rua, o vôlei de praia e o frescobol. O local terá palco para shows, área de convivência, transmissões ao vivo do Time Brasil nas competições, gastronomia, estúdio do Canal Olímpico do Brasil, sala VIP, loja com itens oficiais do Time Brasil, espaço para fotos e ativação dos patrocinadores, dentre eles o Correios, a Embratur e a Petrobras, além dos patrocinadores do COB durante o ciclo. A entrada será gratuita, exceto nos dias com shows, e as agências parceiras responsáveis pela execução do projeto são a EA e a MChecon.
“Estamos entusiasmados em afirmar que a Casa Brasil em Paris será a mais completa e inovadora de nossa história. Trabalhamos arduamente em várias frentes, com iniciativas de marketing que celebram a cultura e o espírito brasileiro. Nosso objetivo é criar um espaço vibrante e dinâmico, onde atletas, torcedores e parceiros possam se conectar, vivenciar a paixão pelo esporte e comemorar as conquistas do Time Brasil. Estamos confiantes de que esta edição será inesquecível e deixará um legado duradouro”, celebrou Gustavo Herbetta, diretor de Marketing do COB.
Texto de Gustavo Calvano, especial para o OPINIÃO CE.