Voltar ao topo

13 de julho de 2024

ESG nas empresas

Compartilhar:

Foto: Divulgação

ESG é uma das siglas do momento mas ainda levanta muito mistério sobre o que é, seus impactos e como pode representar melhor desempenho para empresas a médio e longo prazo. ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance e trata de temas que anteriormente eram de pouca relevância para a performance da empresa.

Está relacionada com impacto social, diversidade, inclusão, ética e responsabilidade corporativa, tornando-se quase que um ato natural da ação empresarial moderna, mas nem sempre foi assim. Para simplificar um pouco mais as coisas vamos acompanhar o raciocínio.

Historicamente, empresas e investidores (isso inclui toda a cadeia de decisão interna e também a sua aceitação nos mercados) foram cobrados e avaliados por desempenho exclusivamente financeiro, com responsabilidades crescentes em aumentar impactos para o bolso das companhias em prazos cada vez menores.

Mundo em evolução e empresas em ebulição, a certa altura, se veem impelidas da necessidade de dar respostas à investidores, clientes, agências reguladoras, sobre quais iniciativas contribuem para mitigar demandas urgentes da sociedade atual. Tais iniciativas abrangeriam destinação correta do lixo, reuso da água em seus processos de produção, fabricação de produtos mais duráveis e uso consciente de energia são alguns dos exemplos.

Do ponto de vista prático, ESG abre novos pontos de vistas que são considerados na tomada de decisão de uma empresa, oferecendo aos gestores a oportunidade de observarem melhor os impactos de suas ações e repercussões com parceiros e clientes.

Não quero com essa simples opinião levantar a ideia de que aplicar conceitos de gestão como ESG é tarefa fácil, entretanto, é possível iniciar a troca de experiência para que os próximos anos sejam de mais coerência administrativa, financeira, marketing e de mercado de produtos, serviços e imagem das empresas quando tratamos da responsabilidade desde a extração da matéria prima até a casa dos seus clientes.

[ Mais notícias ]