Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Escultura “La Femme Bateau”, de Sérvulo Esmeraldo, retorna à Ponte dos Ingleses

Segundo o prefeito Sarto, a devolução do monumento ao ponto turístico da cidade representa um ato de valorização cultural e fortalecimento da identidade dos fortalezenses. 
Yuri Allen/ Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Após seis anos, a escultura “La Femme Bateau”, do cratense Sérvulo Esmeraldo, foi inserida na Ponte dos Ingleses, seu local de origem, na última segunda-feira (24). O restauro da escultura foi orientado pela Coordenadoria do Patrimônio Histórico-Cultural (CPHC) da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e realizado pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo. Após sofrer diversos danos durante uma queda ao mar, que ocorreu em março de 2018, e passar por restauros, a obra restaurada voltou a compor a orla da praia. 

O prefeito José Sarto (PDT) destaca que a devolução do monumento ao ponto turístico da cidade representa um ato de valorização cultural e fortalecimento da identidade dos fortalezenses. 

“Estamos não apenas retornando uma obra ao seu local original, mas também honrando o passado e incentivando as futuras gerações a valorizarem nossa herança cultural”, disse o prefeito Sarto. 

A obra foi criada em 1994 pelo artista Sérvulo Esmeraldo, que nasceu em Crato, no Ceará. Com medidas 5,20m x 0,50m e pesando aproximadamente 400 kg, a escultura faz parte do acervo deixado pelo artista para a cidade de Fortaleza. Para manter viva a memória do artista plástico no cenário cearense e internacional, foram realizados restauros na obra, após ser resgatada em uma operação que a retirou do mar. O Instituto Sérvulo Esmeraldo foi criado para promover a preservação do acervo do artista, que conta com o valor de R$ 90 mil para restauros realizados em porte e estrutura semelhantes aos da La Femme Bateau. 

RESTAUROS NA PONTE DOS INGLESES

Em outubro de 2023, a Prefeitura de Fortaleza iniciou a reconstrução da Ponte dos Ingleses. A primeira etapa prevista para a obra foi finalizada, com a criação de um novo piso em concreto e guarda-corpos. Já a última parte do projeto está em execução e consiste na urbanização do equipamento. Atualmente estão sendo feitas instalações elétricas, fixação dos postes de iluminação, além da inclusão de pilares de madeira dos novos quiosques, seguindo o mesmo padrão urbanístico do projeto original. Pensando no público PCD, serão colocados módulos em vidros em parte do guarda-corpo para facilitar o acesso, permitindo que pessoas com deficiência observem a vista sem interferências. A instalação dos guarda-corpos de vidro deve iniciar em julho.

[ Mais notícias ]