A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a multinacional Fortescue firmaram uma parceria estratégica para promover a transição energética justa no estado. Durante reunião do Conselho SESI SENAI Ceará, realizada na última quinta-feira (5), foi assinado um Termo Aditivo do Acordo de Cooperação para uma Transição Energética Justa, que inclui a implementação de ações de educação ambiental climática nas escolas da rede SESI e SENAI.
A colaboração visa sensibilizar e preparar os jovens para os desafios da transição energética, com foco em tecnologias sustentáveis. O programa de Educação em Energia Verde da Fortescue será incorporado ao currículo das turmas de Energias Renováveis, beneficiando inicialmente 80 alunos do 6º e 7º anos.
O conteúdo do programa inclui uma série de 10 vídeos sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis, hidrogênio verde e amônia verde, acompanhados por um manual do aluno e um guia para professores. Essa abordagem está alinhada com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e busca integrar a educação ambiental ao currículo escolar.
O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou a importância da parceria para a formação de uma nova geração comprometida com a sustentabilidade e preparada para os desafios da transição energética. “Estamos aqui para renovar nossa parceria com a Fortescue, que representa um passo importante para a formação de uma nova geração comprometida com a sustentabilidade e de profissionais preparados para os desafios da transição energética justa”, afirmou.
Hugo Diogo, Gerente de Comunidade e Performance Social da Fortescue na América Latina, enfatizou que a iniciativa é um primeiro passo para introduzir conteúdos relacionados ao meio ambiente e às tecnologias verdes nas aulas existentes, com o objetivo de aprimorar a formação dos jovens ao longo do tempo.

O Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, ressaltou que a parceria visa inspirar os alunos a se tornarem protagonistas de um futuro sustentável, integrando ativamente a transição energética e se preparando para serem os profissionais do futuro. “É motivo de grande alegria ver que a parceria entre a FIEC, o SESI, o SENAI Ceará e a Fortescue tem avançado de forma concreta, consolidada, hoje, com a assinatura do Presidente Ricardo Cavalcante, com a presença dos nossos conselheiros, aditivando o nosso termo de cooperação”, enfatizou.
A programação de lançamento do programa incluiu visitas ao SESI SENAI da Barra do Ceará e ao Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, onde os estudantes puderam conhecer laboratórios de Tecnologias de Hidrogênio e de Manutenção de Pás Eólicas. Atividades como leitura interativa, visitas a laboratórios e diálogos sobre sustentabilidade também foram realizadas, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora para os alunos.
