Brincar é uma das principais manifestações culturais da infância e é fundamental para o desenvolvimento pleno do ser humano como cidadão. Nesta terça-feira, 28, o projeto Ateliê do Brincar inaugura espaços de brinquedos-esculturas e murais artísticos em quatro escolas públicas de Educação Infantil do Ceará. São três escolas de São Gonçalo do Amarante e uma em Caucaia, a escola Anacé, que receberão os espaços lúdicos por meio da iniciativa.
O Ateliê do Brincar é composto por duas fases. Após as inaugurações dos espaços, o projeto segue com oficinas e consultorias em arte-educação para o corpo docente das escolas atendidas. As crianças desfrutam de oficinas lúdicas com os arte-educadores. A proposta é correlacionar a arte e o brincar nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento do ser e para a democratização do acesso às artes e à cultura junto às infâncias.
“Iniciamos o projeto em 2021 e, com essas inaugurações em 2023, iremos entregar um total de 15 brinquedos-esculturas, 10 murais, 5 oficinas para educadores, 30 oficinas para crianças, 74 horas de consultoria, beneficiando mais de 1 mil crianças“, explica Osiel Gomes, idealizador e diretor do Ateliê do Brincar.
O projeto conta com a participação de renomados artistas cearenses. Os brinquedos-esculturas têm a assinatura do artista brincante Dim Brinquedim e de Narcélio Grud, conhecido por sua arte urbana. Já os murais artísticos são feitos pelo artista visual Rafael Limaverde. Ele realizou uma oficina de desenho com as crianças e depois reproduziu os trabalhos feitos pelos estudantes nos muros da escola. São obras para contemplar e brincar, além de embelezar o ambiente educacional.
OS ARTISTAS
Antonio Jader Pereira dos Santos, o Dim Brinquedim, é um artista brincante brasileiro. Natural de Camocim, no Ceará, ele conta que sempre foi muito curioso, e desde criança estuda mecanismos. Muitas das suas peças são junção de vários mecanismos, que descobre ou que inventa de acordo com o movimento que quer dar. Seu trabalho é referência para trabalhos e vivências educativas e é abordado em pesquisas acadêmicas e até em livros didáticos.
Narcélio Grud, por sua vez, é um artista cearense conhecido, principalmente, por sua arte urbana através do Festival Concreto, que leva para Fortaleza artistas do mundo todo. Além disso, trabalha também com outras vertentes artísticas, com as esculturas sonoras, em busca de novos modos de fazer e expressar sua arte. Nascido em Belém e naturalizado cearense, começou sua carreira como cartunista.
Paralelo à carreira como ilustrador, passou a trabalhar com xilogravurista e, em 2000, fez sua primeira exposição de gravura intitulada “Xilofagia” composta por impressões cujo o tema eram figuras e manifestações do universo sertanejo. Se formou em 2009 em Artes Visuais pelo IFCE. Fez parte do Grupo Acidum e atualmente trabalha com design, xilogravura, intervenção urbana e ilustração de livros infantis.