Com o ciclo Navegações Estéticas: partilha de experiências em criação artística, a Escola Porto Iracema das Artes (Epia) dá início às atividades do Programa de Formação Básica 2024. A semana de abertura do ano letivo, que começou nesta segunda-feira (1º) e vai até sexta (5), inclui eventos gratuitos e abertos ao público, com artistas pesquisadores como o cineasta Rogério Sagui, o autor dramático e diretor Paulo Ricardo Berton e a artista visual Iris Helena.
DESTAQUES
Nesta terça-feira (2), às 19 horas, Iris Helena faz uma fala aberta ao público intitulada Poéticas e Políticas das Imagens, na qual compartilha sua trajetória criativa. A artista é licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Poéticas Contemporâneas e doutora em Deslocamentos e Espacialidades em Arte pela Universidade de Brasília (UnB).
Ás 18h30 de quarta (3), acontece no pátio da Epia o primeiro encontro de 2024, do projeto Com Figura – sessões de desenho com modelo vivo. Organizadas pelo artista plástico e ilustrador Daniel Chastinet e a artista visual Flávia Rodrigues, os encontros propõem uma experiência de desenho de modelo vivo. São 25 vagas preenchidas por ordem de chegada. Na data, participa como modelo a artista e professora de dança Raíssa Cunha. O “Com Figura” contará com uma temporada estendida que seguirá até outubro.
Na sexta (5), às 17 horas, no Cinema do Dragão, Rogério Sagüi exibe o longa-metragem Rosa Tirana, com conversa aberta ao público após a sessão. O filme atualiza elementos do imaginário nordestino como a luminosidade, a seca, a travessia e a religiosidade a partir do olhar de uma menina. Em 2022, Rosa Tirana recebeu cinco indicações ao prêmio Fantlatam, o equivalente ao Oscar latino do cinema fantástico, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator.
Mais tarde, a partir das 19h30, o professor de Literatura Dramática, Escrita Dramática e Encenação Teatral Paulo Berton realiza a fala aberta Escrita Dramática: o termo que veio pra ficar. Ele parte da recente experiência na organização de um dossiê sobre escrita dramática para a revista Dramaturgias, da UnB, o pesquisador reflete sobre a especificidade da escrita dramática diante do esgotamento do termo dramaturgia, apropriado por outras áreas do fazer teatral com o sentido expandido de organização de determinado material estético não-necessariamente textual nem dramático.